Bem vindo, Camaçari, 25 de Fevereiro de 2017

CIPE-Polo: Novo comandante fala sobre o combate a criminalidade em Camaçari

25 de Maio de 2015

Há dois meses no comando da Companhia Independente de Policiamento Especializado - CIPE /Polo, o Major Orlando Rodrigues, inicia sua gestão confiante no trabalho que já está  sendo realizado, para manter a segurança do município, reduzir o número de criminalidade e o combate ao tráfico de drogas, além de apoiar outras unidades policiais de Camaçari, e de toda a Região Metropolitana de Salvador.


Em entrevista ao Camaçari Notícias, o comandante falou sobre o trabalho realizado na cidade, área de atuação e das dificuldades enfrentadas pela unidade especializada.


Sobre o comandante - Major Orlando Rodrigues já trabalhou nas Companhias Rodoviárias de Candeias e Camaçari e no sub-comando da CIPE/Polo. Assumiu em 2013 a 53ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e atualmente comanda a CIPE/Polo.


Confira a entrevista:


Com é realizado o trabalho da CIPE- Polo no município de Camaçari?


Nossos policiais tem um treinamento mais específico, por se tratar de uma unidade de combate mais segmentado, ou seja, atuamos em situações mais difíceis, como assalto a agência bancárias, onde há uma marginalidade bem armada e em grande número, e em toda ocorrência de grande porte, nós estamos a serviço. Como também, em grandes eventos, sempre estamos para apoiar, e em situações de manifestações que há bloqueio de rodovias, nossa unidade trabalha no ostensivo.


Como o Senhor avalia a Segurança Pública em Camaçari?


No município temos a segurança objetiva e subjetiva. Nossa cidade é grande e não temos policiais para cobrir toda a região, então trabalhamos com a sensação de segurança, para que a comunidade se sinta segura, pois está vendo a viatura realizar rondas e percebe que os índices de criminalidade estão diminuindo. Então essa sensação de segurança, muitas vezes causa um impacto a mais no imaginário das pessoas, que o próprio índice real de segurança, ou seja, estamos trabalhando para mostrar também, à população o quanto a polícia Militar, Civil e os órgãos públicos tem o objetivo de reduzir os números da criminalidade no município.


Como está sendo planejado este trabalho em conjunto?


Estamos realizando um levantamento de áreas em Camaçari, onde existem o maior índice de criminalidade, para reforçarmos as rondas e operarmos no combate ao tráfico de drogas, homicídios e assaltos.


Qual a área de atuação da unidade especializada?

Mesmo nossa sede ficando instalada em Camaçari, nossa atuação abrange toda a região metropolitana. Contribuímos com o apoio e suporte às unidades das cidades como Mata de São João, Candeias, Lauro de Freitas, São Francisco do Conde, e outras da RMS.


Como está o efetivo da unidade?


O efetivo precisa ser melhorado, mas para demanda atual estamos dando conta do serviço. A nossa população cada dia cresce mais, então tentamos ao máximo espalhar nosso efetivo por toda a cidade. Essa é uma temática muito difícil de solucionar, pois envolve concurso, que não se realiza de imediato, além do curso especializado que tem a duração de nove meses, para que o policial seja inserido na corporação, além de outro agravante que está associado àqueles policiais que se aposentam.


Qual o maior desafio enfrentados pela CIPE?


O combate ao tráfico de drogas. Estamos notando o sofrimento de muitas famílias, pois os jovens cada vez mais cedo, têm se tornado usuários de drogas. O tráfico tem movimentado uma série de situações. É, justamente através dessa enfermidade social, que as crianças estão sendo inseridas no mundo da criminalidade, entre outros fatores.

Outras entrevistas:

A DermaFisio, clínica de fisioterapia e estética, traz para Camaçari umas das técnicas mais inovadoras que existe atualmente para redução de medidas: a CRIOLIPÓLISE. Um...
31 de Março de 2015
 Veja Mais
 Veja todas as entrevistas

Buscar em Notícias

Cadastre-se

Receba nossos informativos no seu email:

Enquete

Sua opinião sobre o transporte universitário de Camaçari

Resultado

Praça Desembargador Montenegro, n° 35, Centro,
Camaçari - BA
CEP: 42800-020

71.3627-5293
contato@camacarinoticias.com.br

Navegação Rápida