Bem vindo, Camaçari, 19 de Julho de 2018

O que é doença infecciosa de Geraldo Luís e por que deixou seu rosto tão inchado

Escrito por: Pesquisa Web - Ciência e Saúde - 06 de Março de 2018
 

Com essa idade pegar isso !!!??? Ontem meu filho notou um inchaço grande ao lado de meus ouvidos. Pai se tá parecido o Kiko do Chaves piorado. Achei que era brincadeira. Não era. Aumentou o volume na pele, fiquei muito preocupado e procurei amigos como Dr Rodrigo Blas que me adiantou não ser caroços. Medicado piorei e fui parar no hospital a noite de onde sai às 4 da manhã. Estou com Parotidite, uma inflamação das glândulas. Doença viral e agora tenho que ficar em absoluto repouso junto ao medicamento. Caxumba depois de velho ? Mas vamos lá. Tenho que ficar isolado para não passar para as pessoas. E uso contínuo de máscaras. Vou me cuidar gente, me cuido muito sabem disso. Tudo ficará bem. Amo vocês !

Uma publicação compartilhada por Geraldo Luis (@geraldobalanca) em

 

O jornalista e apresentador do programa Domingo Show, Geraldo Luís, passou por um susto ao ser levado ao hospital após um inchaço repentino no rosto. Em sua conta oficial no Instagram, Geraldo Luís revelou que contraiu caxumba, doença infecciosa que exige repouso e isolamento absoluto do paciente.

Doença de Geraldo Luís
Conforme relatou nas suas redes sociais, o inchaço no rosto foi percebido pelo seu filho, que brincou com a aparência do pai durante o alerta: "Pai, você tá parecido o Kiko do Chaves piorado. Achei que era brincadeira. Não era", relatou.

Ao notar que o inchaço não melhorava mesmo após ser medicado e inclusive piorou, Geraldo relata que foi para o hospital, onde ficou por algumas horas até descobrir que havia contraído caxumba. Por ser uma doença contagiosa, ele teve que ser mantido isolado e em repouso absoluto até sua recuperação. "Estou com parotidite, uma inflamação das glândulas, doença viral. Agora tenho que ficar em absoluto repouso junto ao medicamento", escreveu em seu Instagram.

Caxumba: o que é e como se contrai?
Caxumba é o nome popular da doença parotidite, uma doença infecciosa desencadeada por um vírus que causa inflamação nas glândulas parótidas - que ficam próximas ao colar de gânglios do pescoço e produzem saliva. É por isso que o rosto fica tão inchado.

De acordo com a infectologista Helena Brigido, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia, assim como o vírus da gripe, o vírus da caxumba tem transmissão respiratória, ou seja, você o "pega" quando inala o micro-organismo proveniente de gotículas exaladas do corpo de outra pessoa ou quando toca uma superfície contaminada e leva a mão à boca ou aos olhos.

Perigos
Caso o diagnóstico seja confirmado e a doença não seja tratada, o paciente pode desenvolver surdez temporária ou definitiva, menigoencefalite, que é a inflamação das meninges na altura do encéfalo, e inflamações em outros órgãos, como os pulmões. É possível se prevenir contra a doença com a vacina tríplice viral, que protege contra caxumba, sarampo e rubéola, e possui eficácia de, em média, 95%.

Risco da caxumba dos homens
Segundo o conhecimento popular, os homens que contraem a doença devem ficar em repouso absoluto, caso contrário, o vírus "desce para os testículos", tornando o homem infértil. De acordo com a infectologista, isso é mesmo verdade.

Helena Brigido explica que o vírus da caxumba tem muita afinidade pela cadeia linfática, por isso, ele pode migrar das parótidas - que ficam próximas ao colar de gânglios do pescoço - para os órgãos sexuais - que ficam próximos ao amontoado de gânglios da virilha.

Em cerca de 30% dos homens que têm caxumba pode acontecer a orquite, a inflamação dos testículos que pode causar infertilidade. No caso das mulheres com caxumba, 5% podem ter ooforite, inflamação do ovário que também pode causar infertilidade.

Fonte: VIX

Outras Notícias:

Ciência e Saúde
Escrito por: Pesquisa Web
19 de Julho de 2018
 Veja Mais
Ciência e Saúde
Escrito por: Pesquisa Web
18 de Julho de 2018
 Veja Mais
 Veja todas as notícias

Buscar em Notícias

Cadastre-se

Receba nossos informativos no seu email:

Enquete

Você avalia o governo Rui Costa positivamente em qual setor?

Resultado

Praça Desembargador Montenegro, n° 35, Centro,
Camaçari - BA
CEP: 42800-020

71.3627-5293
[email protected]

Navegação Rápida