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Sódio atrapalha a queima de gordura, diz nutricionista: 4 dicas para reduzi-lo

Escrito por: Pesquisa Web - Ciência e Saúde - 21 de Maio de 2018

 

Considerado um dos maiores vilões da saúde, o sódio, quando consumido sem moderação, aumenta a pressão arterial, os riscos de doenças cardiovasculares, causa risco de AVC e pode até mesmo resultar em quadros de osteoporose, pois reduz a densidade óssea, fazendo com que os ossos percam força. Além disso, ele dificulta a eliminação de gordura e atrapalha a dieta. Então, que tal apostar nessas dicas para reduzir a quantidade que você ingere?

Excesso de sódio atrapalha a dieta
O excesso de sódio, além de trazer diversos prejuízos para a saúde, ainda compromete o emagrecimento, segundo a nutricionista Izabelle Coe. Em um vídeo em seu canal no YouTube, a profissional explica que o mineral atrapalha a queima de gordura, uma vez que deixa o metabolismo mais lento.

Além disso, ele é conhecido por causar inchaço por retenção de líquidos, que resultará em acúmulo de toxinas e até números a mais na balança. Por esses motivos a nutricionista recomenda, sempre que possível, reduzir ao máximo o consumo de sódio.

Como reduzir o consumo de sódio
O primeiro passo é saber que o sódio não está presente somente no sal de cozinha, mas também na maioria dos alimentos industrializados. Apostar em produtos naturais e ficar atento aos rótulos, portanto, é fundamental para uma dieta com menos sódio.

Ao preparar os pratos, troque o sal tradicional por variações naturais, que podem até ser feitos em casa, como sal de especiarias, ou opções como pimenta, orégano, manjericão e outros temperos e ervas. Adicione ácidos aos pratos. Semelhantes ao sal, ingredientes ácidos trabalham para amplificar os sabores de uma refeição. Vinagre balsâmico ou frutas cítricas podem ser boas opções para as saladas.

Misture seus métodos de preparação e não fique preso apenas aos ingredientes. Em vez de simplesmente cozinhar os vegetais, tente grelhar e assar os alimentos para intensificar seus sabores e inovar nas texturas.

Quantidade ideal de sódio para a saúde
É importante ressaltar, no entanto, que o sódio não deve ser completamente eliminado do cardápio, já que ele é fundamental para o bom funcionamento do organismo por controlar a pressão arterial e o volume de sangue. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de menos de 2 g de sódio por dia, o equivalente a apenas 5 g de sal (uma colher de chá). No Brasil, um adulto chega a ingerir mais do que o dobro desta quantidade por dia. Fonte: VIX*

 

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