Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Notícias

/

Automobilismo

/

Ford encerra produção da Falcon e prenuncia fim da indústria australiana

Automobilismo

Ford encerra produção da Falcon e prenuncia fim da indústria australiana

Por: Carplace

A Ford confirma nesta semana o encerramento da produção de um de seus modelos mais tradicionais na Austrália – a picape Falcon Ute. Conforme explica a marca, o último exemplar saiu das linhas de montagem de Broadmeadows na última sexta-feira e terá como destino as instalações da própria divisão local, passando a compor a frota de veículos históricos da companhia. O modelo foi produzido na configuração XR6 e pintado na cor branca.

Lançada em 1961, a Falcon Ute já teve mais de 479 mil unidades produzidas em solo australiano. O modelo tomava como base a plataforma do Falcon Sedan, trazendo tração traseira e sendo equipado até com motores V8. Este segmento, inclusive, foi inaugurado pela própria Ford ainda em 1934, quando foi lançada a “coupe-utility”, posteriormente chamada apenas de Ute. A ideia era atender às necessidades dos agricultores, unindo as capacidades de carro de passeio e caminhão.

Além da picape, a Ford confirma o fim do Falcon Sedan e do SUV Territory para outubro. Os dois são hoje os únicos modelos produzidos localmente pela marca, que encerrará o ano sem atividades fabris na Austrália. A empresa cita o encolhimento do mercado e os altos custos operacionais como empecilhos para continuar mantendo fábricas no país. A partir de 2017, o portfólio local será composto apenas por carros importados.

Fim da indústria australiana
Além da Ford, a Holden (controlada pela General Motors) e a Toyota deixarão de produzir na Austrália até o fim de 2017, selando o fim da indústria automotiva local. A primeira fabrica o sedã Commodore (que por anos originou o Chevrolet Omega vendido no Brasil) e sua versão Ute, única concorrente direta da agora finada Falcon. A segunda monta apenas o sedã Camry. Mais de 8 mil trabalhadores serão diretamente afetados.

 

Relacionados