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Automobilismo
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Fiat Uno 2017 (Foto: André Paixão/G1)
Já foi o tempo em que o Uno era o veículo de entrada da Fiat. Com a versão Fire do Palio e a chegada do subcompacto Mobi, o Uno agora é a terceira opção de entrada na gama da Fiat. Para reforçar o posicionamento, o compacto acaba de ganhar mudanças importantes na linha 2017, com inéditos propulsores 1.0 de 3 cilindros e 1.3 de 4 cilindros, apresentados na fábrica da Fiat, em Betim (MG).
Veja todos os preços e conteúdo de cada opção:
Attractive 1.0
Itens de série: ar-condicionado, direção elétrica, faróis de neblina, vidros e travas elétricos, computador de bordo e volante multifuncional.
Way 1.0
Itens de série: mesmos da Attractive, mas com diferenças estéticas. Tem barras longitudinais no teto, faróis com máscara negra, suspensão elevada, retrovisores com indicador de direção e molduras nas caixas de roda na cor cinza.
Way 1.3
Itens de série: mesmos da Way 1.0, mais start-stop, chave canivete com fechamento de portas e vidros e rádio com entrada USB.
Way 1.3 Dualogic
Itens de série: mesmos da Way 1.3, mais câmbio automatizado Dualogic, auxílio de partida em rampas e controles de tração e estabilidade.
Sporting 1.3
Itens de série: mesmos da Way 1.3 manual, mais suspensão com acerto esportivo, spoiler na tampa do porta-malas, escapamento em posição central, rodas de 15 polegadas, grade dianteira, maçanetas externas e capa dos retrovisores em preto brilhante.
Sporting 1.3 Dualogic
Itens de série: mesmos da Sporting 1.3, mais câmbio automatizado Dualogic, auxílio de partida em rampas e controles de tração e estabilidade.
Novo motor 1.3 de 4 cilindros do Fiat Uno Sporting (Foto: André Paixão/G1)
O que muda?
Na parte mecânica, muita coisa. Significa, principalmente, o início da aposentadoria dos motores Fire. Ainda que isso leve algum tempo nos demais modelos, o Uno 2017 só terá opções com os novos motores.
A base dos dois é a mesma, sempre com bloco de alumínio e uma válvula por cilindro. Com três cilindros, a capacidade volumétrica é de 1 litro. Adicionando um cilindro, tem-se o 1.3. Pistões e cilindros são do mesmo tamanho.
Nos dois casos, há apenas duas válvulas por cilindro – segundo a Fiat algo inédito em motores tricilíndricos. A potência no 1.0 é de 77/72 cavalos e o torque de 10,9/10,4 kgfm. No 1.3, os números vão a 109/101 cv e 14,2/13,7 kgfm.
Para ajudar na economia de combustível, a Fiat ainda adotou a direção elétrica em todas as versões – que também ajudam no conforto. Ainda existe uma função City, que promete 50% mais de leveza em manobras de estacionamento.
Mais completo que Corolla
A Fiat também tratou de ir além de parte da concorrência, e incluiu controles de tração e estabilidade no Uno. Os itens estarão disponíveis nas versões equipadas com motor 1.3 e câmbio Dualogic. Atualmente, entre os principais rivais, apenas o Ka oferece tal equipamento. Fica a dica também para a Toyota, com o Corolla de R$ 105 mil sem tais aparatos de segurança. Completando o pacote, há assistente de partida em rampas, e start-stop, este último também incluso nas versões 1.3 com transmissão manual.
Consumo
No quesito eficiência, o Uno Attractive, com motor 1.0 de 3 cilindros e câmbio manual, recebeu duas notas "A" no Programa Brasileira de Etiquetagem, com média de 9,2 km/l (etanol) e 13,1 km/l (gasolina) na cidade e 10,4 km/l (etanol) e 15,1 km/l (gasolina) na estrada. Com propulsor 1.3, o Uno Sporting também recebeu a mesma classificação, mas com números levemente reduzidos: 9,2 km/l (etanol) e 12,9 km/l (gasolina) na cidade e 10,1 km/l (etanol) e 14 km/l (gasolina) na estrada.
Visual atualizado
A geração atual do Uno data de 2010. De lá pra cá, o compacto recebeu uma atualização visual há apenas dois anos. Não é tão comum que uma marca mude um modelo duas vezes em seis anos. Mas desta vez, as alterações foram pequenas.
Praticamente todas se concentram na dianteira. A grade deixou de ser fechada e abandonou os três quadrados do lado esquerdo. Agora, a peça tem entrada de ar e conta com dois filetes horizontais. O para-choque também ganhou um novo formato. A moldura dos faróis de neblina tem cantos mais pontiagudos. Há uma nova tomada de ar abaixo da placa, em formato de colmeia.
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