Bem vindo, Camaçari, 11 de Dezembro de 2018

As 7 Maravilhas: exposição retrata as belezas da Costa de Camaçari

Escrito por: Sheila Barretto - Camaçari - 23 de Outubro de 2018

O artista Nilson Carvalho e sua esposa, Simone Cruz (Foto: Sheila Barretto/CN)

Aconteceu na noite desta segunda-feira (22), no foyer do Teatro Cidade do Saber, em Camaçari, a abertura da exposição As Sete Maravilhas de Nossa Costa, do artista plástico, Nilson Carvalho. Em 20 belíssimas telas, são retratas as belezas das paisagens de Arembepe, Jauá, Busca Vida, Guarajuba, Genipabu, Rio Jacuípe, Barra do Pojuca, Itacimirim e Cordoaria.

A reportagem do Camaçari Notícias conversou com o artista, que é morador de Arembepe, e nos contou um pouco sobre o trabalho. “Eu comecei esse trabalho depois da Feira Por do Sol, eu e minha esposa participamos da feira lá em Arembepe e depois em Guarajuba e nós vimos muitas pessoas procurando algo da cidade”. Foi daí então que surgiu a ideia de eternizar a Costa do município e, de acordo com Nilson, o processo não foi fácil.

“Primeiro eu fui nos locais tirar foto, depois eu fui buscar a história. Tem quadros aqui em que foram feitas algumas mudanças porque haviam muitos prédios e casas atrás, mas no passado não era assim e o que nós queremos guardar para o futuro, é o passado. Foi um trabalho muito árduo porque tudo está mudado, quando a gente pega uma foto de 30 anos atrás e uma foto atual, é um contraste muito grande. Aí eu tive que procurar moradores antigos, me informar com calma, explicar o que era, qual era o meu trabalho, qual a minha intenção”.

Quadros mostras as belezas da orla (Foto: Sheila Barretto/CN)

A exposição é composta por 20 telas, mas o artista pretende ir mais longe. “Eu quero pintar Camaçari [a sede] em preto e branco, na época de 1950. Camaçari 50 e Camaçari no século XXI, fazendo um contraste do que era com o que é. Eu acho que vai ser um marco para a cidade, vai alavancar o turismo e vai ser importante também para os moradores da cidade”, conta Nilson Carvalho.

A curadoria da exposição está a cargo de Sineide Lopes, coordenadora da pasta de Economia Solidária do município. Para ela, este projeto é de extrema importância para Camaçari. “O que a gente busca é profissionais que retratem Camaçari, porque o nosso objetivo é que, quando o turista venha para o município, ele leve o município junto com ele e eu acho que levando uma tela, levando uma miniatura, uma peça de crochê, uma peça de bordado, de palha, de cerâmica, que retrate os ícones de nossa cidade, tá carregando Camaçari junto consigo”.

A exposição conta com diversos parceiros, como ressalta Sineide. “Essa exposição tem a parceria da Secretaria de Educação (Seduc), a secretária Neurilene [Martins] vai estar mobilizando as escolas pra virem trazer os alunos pra conhecer de perto um pouquinho das nossas maravilhas. A Secretaria de Cultura, na pessoa da secretária Márcia Tude também abraçou a ideia e nós da Economia Solidária, junto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a coordenação de Turismo. Ou seja, tem um monte de gente legal envolvida que tá querendo que essa coisa dê certo”, disse Sineide.

A exposição As Sete Maravilhas de Nossa Costa vai até o próximo sábado (27) no foyer do Teatro Cidade do Saber. Vale muito a pena prestigiar e conferir. E quem se interessar pelos quadros, pode adquirir uma miniatura que está sendo vendida no espaço. E para conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Nilson Carvalho, o ateliê do artista fica no Condomínio Portal de Arembepe. Telefone: (71) 9-8682-7199/9-9938-6430.

Os originais não estão à venda, mas quem quiser pode comprar as miniaturas (Foto: Sheila Barretto/CN)

A exposição vai até o próximo sábado (Foto: Sheila Barretto/CN)

Outras Notícias:

Camaçari
Escrito por: CN com Assessoria de Comunicação
11 de Dezembro de 2018
 Veja Mais
Camaçari
Escrito por: Sheila Barretto
11 de Dezembro de 2018
 Veja Mais
Camaçari
Escrito por: Camaçari Notícias
11 de Dezembro de 2018
 Veja Mais
Camaçari
Escrito por: Camaçari Notícias
11 de Dezembro de 2018
 Veja Mais
Camaçari
Escrito por: Camaçari Notícias
11 de Dezembro de 2018
 Veja Mais
Camaçari
Escrito por: CN com Assessoria de Comunicação
11 de Dezembro de 2018
 Veja Mais
 Veja todas as notícias

Buscar em Notícias

Cadastre-se

Receba nossos informativos no seu email:

Enquete

Na sua opinião Camaçari tem as melhores praias

Resultado

Praça Desembargador Montenegro, n° 35, Centro,
Camaçari - BA
CEP: 42800-020

71.3627-5293
[email protected]

Navegação Rápida