Bem vindo, Camaçari, 18 de Novembro de 2017

“Golpe das cores” invade o WhatsApp: cuidado para não cair nessa

Escrito por: Sites da Web - Tecnologia - 19 de Maio de 2017

Está em circulação mais uma fraude no WhatsApp, conhecida como “golpe das cores”, que promete personalizar a cor do aplicativo de mensagens com uma interface azul. Essa função é falsa, e pode levar o usuário a clicar em um site que faz com que o celular espalhe um vírus que enche o aparelho de anúncios publicitários.

A mensagem abre uma página na internet com o endereço “шһатѕарр.com”. Aí está o erro: as letras “ш”, “һ” e “т” são do alfabeto cirílico, ou seja, não redirecionam para o site oficial do WhatsApp.

Essa URL falsa pode enganar os usuários, que imaginam se tratar de algo oficial, já que recomenda fazer o download da ‘versão colorida’ do WhatsApp pelos sistemas de celular Android, iOS, BlackBerry e Windows Phone.

Golpe das cores: como funciona?
Como já se tornou comum em outros golpes anteriores no WhatsApp, a mensagem pede que o usuário encaminhe o link falso para até 12 contatos pessoais, ou pelo menos 7 grupos do WhatsApp. Depois disso, o link é ativado, dizendo que as cores estão disponíveis para a versão WhatsApp Web. Segundo o jornal britânico International Business Week, os usuários recebem a seguinte mensagem: “Adorei as novas cores para o WhatsApp”, com a URL falsa.

Em seguida, ele pede que o usuário instale uma extensão no navegador Google Chrome chamada “BlackWhats” que, após ativada, instala um software malicioso que lota o navegador de mensagens publicitárias. Esse tipo de extensão é conhecido como adware, e uma de suas consequências é ter acesso a dados pessoais dos usuários, como histórico de navegação e uso de senhas.

Como se prevenir de golpes no WhatsApp
Desconfie sempre de mensagens que sugerem alguma mudança no WhatsApp. Sempre que o aplicativo de bate-papo cria uma nova função, a única ação do usuário é baixar a versão mais recente pela loja de aplicativos do seu sistema operacional: em celulares Android, o Google Play; em iPhones, a App Store. por exemplo. Sempre que há uma função nova, o próprio aplicativo sugere a atualização – e essa atualização só ocorre por intermédio da loja de aplicativos.

Mas, como é comum que usuários troquem links por bate-papo, é importante prestar atenção em alguns detalhes. Por exemplo, sites seguros geralmente começam com “https”, e não “http”. Além disso, toda e qualquer mensagem que exige que você compartilhe com seus amigos tem dois propósitos: proliferar uma corrente, que às vezes pode ser uma notícia falsa com objetivos ideológicos; ou proliferar um vírus, para atingir o maior número possível de pessoas.

 

Outras Notícias:

Tecnologia
Escrito por: Sites da Web
17 de Novembro de 2017
 Veja Mais
Tecnologia
Escrito por: Pesquisa Web
17 de Novembro de 2017
 Veja Mais
Tecnologia
Escrito por: Sites da Web
17 de Novembro de 2017
 Veja Mais
Tecnologia
Escrito por: Sites da Web
16 de Novembro de 2017
 Veja Mais
Tecnologia
Escrito por: Pesquisa Web
14 de Novembro de 2017
 Veja Mais
 Veja todas as notícias

Buscar em Notícias

Cadastre-se

Receba nossos informativos no seu email:

Enquete

Se você pudesse votar sobre o destino do presidente Temer, como você votaria?

Resultado

Praça Desembargador Montenegro, n° 35, Centro,
Camaçari - BA
CEP: 42800-020

71.3627-5293
contato@camacarinoticias.com.br

Navegação Rápida