![Está na hora de lutarmos por nós mesmos, por Edvaldo Jr. [Está na hora de lutarmos por nós mesmos, por Edvaldo Jr.]](https://www.cn1.com.br/fotos/artigos/107/IMAGEM_ARTIGO_1.jpg?v=c237c591e1ba7b5)
CRÔNICAS DA CIDADE
2015.70 – Ano IV
J.R. MÔNACO
Bacharel em Direito. Consultor Político. Testemunha Ocular daHistória.
O SOLIDARIEDADE CHEGA A CAMAÇARI COM NOVAS IDÉIAS E NOVOS RUMOS
“Quandosomos bons para os outros
somos ainda melhor para nós “.
Benjamim Franklin
Na ultima sexta – feira dia 28 de agosto em ato solene tomou posse no recinto da Câmara Municipal a nova Comissão Executiva Provisória Municipal do “PARTIDO SOLIDARIEDADE”. O evento contou com a presença do Líder do Partido na Câmara Federal Deputado Artur Maia e dirigentes partidários da Executiva Estadual.
Foram empossados Francisco Irmão na Presidência, Carlinhos Tavares na 1ª Vice-presidência, Raymundo Mônaco na 2ª Vice-presidência, Rosival Santos na Secretaria Geral e como Tesoureiro Daniel Martins. Na sequência, Walter Sena na Secretaria dos Aposentados, Valdeci Celestina na Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura, Jaqueline Cruz Secretaria da Juventude, Marilene Marques Secretaria da Mulher, Eduardo Ney no Movimento Sindical e Helena dos Santos na Secretaria dos Negros, Índios e Movimentos Sociais.
Estiveram presentes também à solenidade além de filiados e convidados, o ex-prefeito Humberto Ellery e sua esposa D. Simara Ellery, o vereador Elinaldo (DEM), o Presidente do PSB Luis Macêdo, o ex-prefeito José Tude, o Presidente do PMDB local Osvaldinho Marcolino, o ex-Deputado Estadual Ferreira Ottomar, sindicalistas, presidentes de associações e lideranças politicas.
CITAÇÕES E AFORISMOS
O SOLIDARIEDADE é um partido político brasileiro aprovado pelo TSE em setembro de 2013, cuja sigla é “SD” tendo como número eleitoral o “77”. Possui no Brasil mais de 50.000 filiados. O Paulo Pereira da Silva, “Paulinho da Força Sindical” (SP) é o presidente nacional e boa parte dos seus filiados é oriunda de movimentos da luta sindical e partidos de centro esquerda, é um partido novo e a sua primeira participação em eleições foi em 2014. A sua bancadana Câmara Federal tem hoje 18 deputados.
Em Camaçari como em todo o Brasil o SOLIDARIEDADE vem com propostas de auxiliar na condução da sociedade participar da vida pública preparar novos lideres pugnando pela preparação de candidatos a vereador e provavelmente candidato a prefeito e vice nas eleições de 2016. Fundamentado na construção dos marcos da modernidade política e na consagração de princípios pretende cultivaros moldes da solidariedade, a compreensão é o seu principal alicerce.
O SOLIDARIEDADE abre as portas para novos filiados principalmente aqueles que não estão agregados a nenhum partido politico ou que pretendam se transferir de siglas considerando-se que para concorrer a cargos eletivos o eleitor deverá estar filiado a um partido politico pelo menos um ano antes das eleições.
Filiar-se a um partido é uma ação que inevitavelmente amplia a cobrança social abrindo um maior espaço para as reflexões. Ao fazer parte de uma legenda politica o cidadão sem dúvidas terá mais força para defender os seus direitos, seja na área da gestão pública do seu bairro ou do próprio município. Além disso, quem faz parte de um partido politico interage com a municipalidade na qual está inserido.
VIDA PARTIDÁRIA
O público tem conhecimento que os partidos políticos em Camaçari não têm tido papel preponderante na politica do município tanto nas eleições quanto na preparação de candidatos.
Assim, historicamente Camaçari desde a sua emancipação em 1948 sempre lidou com um mundo de partidos. Caçados pelo movimento revolucionáriode 1964 restou ao Brasil apenas dois partidos ARENA e MDB. O primeiro defendia o interesse de o Governo Militar e o segundo para desempenhar o papel de oposição censurada.
Em nosso município existem hoje instalados quase todos os partidos políticos, com destaque para o PT partido do prefeito atual, o DEM antigo PFL, o PTN que disputou às eleições de 2014 com Maurício Bacelar, o PMDB, PSC, PSB, PRB, PCdoB e outros menos falados. O desempenho das coligações transformados em grandes partidos se dissolvem após as eleições,
Dificilmente em Camaçarios partidos administram politica a não ser nas convenções de escolhas de candidatos, eleições para diretórios municipais são raras exceções , na verdade em termos de vida partidária é o verdadeiro “faz de contas” a falta de participação é evidente.
Esperançosos aguardaremos que O SOLIDARIEDADE combata pelo menos em parte os pontos negativos implantando novas ideias e novos rumos para o alcance politico desejado por Camaçari.
Saudações e boas vindas ao Solidariedade !
JRS Mônaco