![Está na hora de lutarmos por nós mesmos, por Edvaldo Jr. [Está na hora de lutarmos por nós mesmos, por Edvaldo Jr.]](https://www.cn1.com.br/fotos/artigos/107/IMAGEM_ARTIGO_1.jpg?v=c237c591e1ba7b5)
CRÔNICAS DA CIDADE
2018.85 – ANO VI
J.R. MÔNACO
Bacharel em Direito. Consultor
Político. Testemunha ocular da
História.
RIO CAMAÇARI.
O RIO QUE PASSOU EM NOSSA VIDA
“ Os rios passam por cima das pedras
contornam os obstáculos, prosseguem
entre as barreiras , estão sempre
em movimento”.
Adriano Martins Pinheiro
Você que tem mais de cinqüenta anos de vida ou por aqui reside por igual período faça um exercício de memória e lembre-se como era o “ Rio Camaçari” no passado. Margens limpas, água cristalina, piabas, peixinhos circulavam livremente, a tradição de água milagrosa, o caulim (espécie de argila para tratamento da pele), medicinal, motivava a vinda de pessoas transformando Camaçari em estação de veraneio. O “Balneário” como era conhecido onde hoje se encontra edificada a “Cidade do Saber” era a grande diversão da cidade. Tudo para ali se convergia. A escritora Professora Sandra Parente em seu livro “Histórias que não contei” lembra com emoção a beleza do “ Rio Camaçari” que segundo ela, ainda cultiva boas lembranças e nos faz chorar de emoção.
Em que pese o seu insofismável valor histórico, denigriu-se muito a imagem do “Rio Camaçari”, principalmente no que tange à poluição, preservação do seu estado físico, proteção ambiental, referências ao esgotamento sanitário, até hoje não concluído, sem se contar com as ligações à rede central caminhando a passos de tartaruga.
EXISTENCIA INTRÌNSECA
O “Rio Camaçari” durante a sua existência, marcou épocas saudáveis de importantes atividades na vida de nossa gente. Poético, protagonista de saudosas recordações, afluente da margem esquerda do Rio Joanes, transformou-se. Sofre no momento de um terrível mal que o aflige, causado pelas águas servidas e esgotos que são despejados em seu leito, fruto do descaso, irresponsabilidade e formação cultural de quem joga contra a natureza.
Em detrimento do descaso com o velho rio, a água ficou turva, os peixes desapareceram, os banhistas nunca mais se deleitaram. Afirmam os pensadores : ”Entre as ações humanas mais importantes está a preservação dos rios e da água” Os rios ou cursos d’água formam o conceito de sobrevivência da humanidade.
O poeta Pablo Neruda em um dos seus momentos de felicidade disse que “Se todos os rios são de água doce, de onde o mar tira o sal ? ”. Imaginemos todos os rios poluídos o que seria do mar. O que seria de nós com o mar poluído, embora parte dele já se encontre contaminado.
A ADMINSTRAÇÃO PÙBLICA E O RIO CAMAÇARI
Traçamos em parte, o desempenho do Rio Camaçari, seus aprazíveis momentos, o que significou para os antigos moradores as distintas fases. Compare o “Rio Camaçari” de hoje e o de ontem; por certo encontraremos a resposta exata .
O reinício das obras do “Rio Camaçari” anunciadas pela dupla Elinaldo/Tude é sem dúvida um fato alentador, um avanço nas pretensões de quem deseja ver o programa de Saneamento Integrado e Urbanização da Bacia do Rio Camaçari concluído, trecho entre Lama Preta e Estação Rodoviária (19/20 Km.) aplicação de 22 milhões. È fácil acreditar no alcance do empreendimento.
O Prefeito enfatizou na solenidade de instalação, o alto investimento com outras obras que atingirão a bagatela de 300 milhões de reais investidos na economia do nosso município, trazendo novos empregos, fazendo reaparecer o dinheiro de há muito sumido. Louve-se a disponibilidade do Governo Federal e CEF que se predispuseram a liberar recursos para reconquista da auto estima daqueles que acompanham a trajetória do “Rio Camaçari”.
Da mesma forma como lamentamos a situação crítica do “Rio Camaçari”, torna-se imprescindível a luta pela sua recuperação. Afora isto, nada feito!
Dragar, limpar, despoluir, recuperar o velho rio torna-se condição “sine qua non", é um desafio que dependerá muito da participação de todos.
O prefeito, o vice – prefeito, vereadores, secretários e a população em geral terão por obrigação acompanhar estes feitos que mudarão não só o aspecto viário urbano como possivelmente identificará Camaçari como ela merece ser vista.
O RIO CAMAÇARI VIVERÁ
Quem te conheceu, quem te viu e quem te vê (Vanilda Bordieri) .
É difícil acreditar que esqueceram das tuas águas límpidas; solitário, poluído, esperançoso, de volta aos velhos tempos, donde estará a força da sua correnteza inundando as margens em tempo de fortes chuvas. Acabaram-se os balneários, as pescarias, a poluição do rio, tudo se foi por água a baixo.
O desafio continua. O Prefeito Elinaldo e o vice Tude em bom momento reúnem forças e recursos financeiros para tocar outras obras, principalmente, recuperação do “Rio Camaçari. Vamos cuidar também dos rios e canais; Piaçaveira, Rio da Prata, Eiu Branco, Pedreiras, Mandu e Canal da Acajutiba. Lembrar dos afluentes é mais que uma obrigação...
Infelizmente nossos dirigentes do passado cuidaram pouco do saneamento básico causando elevado índice de poluição deixando a marca registrada de um rio poluído “que passou em nossa vida” de forma inesquecível e no momento pouco tem a oferecer.
Vamos amar os nossos rios cuidando deles.
Um grande abraço, vamos em frente!
J.R. Mônaco
[email protected]