Artigo

Camaçari pode ter lei que autorize o compartilhamento de veículos

Escrito por Julio Ribeiro em 30 de Dezembro de 2018
[Camaçari pode ter lei que autorize o compartilhamento de veículos]

Jornalista Julio Ribeiro*

Uma das propostas que colocamos em discussão recentemente com algumas pessoas em Camaçari, foi a criação na cidade de uma Lei Municipal que autorize o compartilhamento de veículos, permitindo que o cidadão comum possa dividir o seu carro particular com outras pessoas mediante uma contribuição para  dividir as despesas do mesmo.

Apenas para ordenar a pratica a prefeitura abrirá um cadastro onde os veículos inscritos receberão um adesivo de identificação, informando no para brisa do auto que aquele carro é um carro compartilhado. “Carro Compartilhado”.

Desta forma, por exemplo, um morador de um condomínio no Ponto Certo, poderá levar outras pessoas que moram na mesma região, até a Praça Abrantes no Centro da cidade, ou vice-versa, e receber por isso R$ 5,00 como ajuda de custo.

Ou um cliente ao sair do Shopping Boulevard poderá levar outro cliente em seu carro até a Praça Desembargador Monte Negro, mediante a ajuda de custo de R$ 5,00.

Essa lei também será a regulamentação automática dos chamados “Ligeirinhos” que na pratica já executam o compartilhamento de veículos na cidade. Entre os benefícios da mesma podemos enumerar o surgimento de uma nova forma de mobilidade urbana, de uma nova fonte de renda, e a solução para o transporte de milhares de pessoas.

*Julio Ribeiro é jornalista e editor do Camaçari Notícias.

[email protected] 

Compartilhe!