![Está na hora de lutarmos por nós mesmos, por Edvaldo Jr. [Está na hora de lutarmos por nós mesmos, por Edvaldo Jr.]](https://www.cn1.com.br/fotos/artigos/107/IMAGEM_ARTIGO_1.jpg?v=c237c591e1ba7b5)
Um dos principais pontos turísticos de Salvador, o Pelourinho, concentra uma estupenda massa arquitetônica secular que chama a atenção de todos os visitantes que por ali passam. Em suas ladeiras, ruas e vielas, calçadas por paralelepípedos, fermenta a vida. Cheias de mistérios, abrigam uma mistura de cores, sons e incessante sobe, desce, passa, fica, vai e volta do povo ávido por liberdade, cultura e diversão.
Contrastando com esse cenário, a imagem da pobreza e do descaso se ergue desafiando todo o encanto e a magia do lugar. Um dos contrastes que merece destaque é a grande concentração de animais abandonados, visível para o mundo. A realidade é chocante: centenas de gatos estão procriando, principalmente na localidade da antiga Faculdade de Medicina e nos Largos Quincas Berro D`água e Pedro Arcanjo.
Faz-se urgente a implementação de políticas públicas que visem ao controle populacional desses felinos, de forma definitiva e humanitária, através de intervenção cirúrgica, já que tal situação acarreta problemas graves de proteção e bem-estar dos animais e dos seres humanos que compartilham o mesmo espaço urbano.
Sabemos que a castração, por si só, não resolve o problema de superpopulação de animais abandonados, mas é o primeiro passo de uma campanha que esclareça e conscientize a sociedade de que somente a adoção responsável de animais de estimação é capaz de mudar o rumo dessa triste história.
Davi Damovar
Ativista ambiental