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Aprenda a ganhar uma discussão!

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Aprenda a ganhar uma discussão!

Por: Camaçari Notícias

Discussões geralmente não geram situações agradáveis, especialmente dentro da empresa. Mas, caso isso aconteça, é preciso estar preparado.

Itens abordados na pauta:

- discussões no meio empresarial;
- necessidade de sair em vantagem;
- dicas de como conduzir e ganhar uma discussão.

Veja no nosso release a seguir:

 

Aprenda a ganhar uma discussão

A maioria das pessoas não gosta de discutir com os outros - principalmente no meio empresarial -, mas, caso isso aconteça, esteja preparado.

Discutir com outras pessoas pode até ser normal, afinal, nada mais natural do que ter pontos de vista distintos sobre determinado assunto. Porém, dependendo do caso, é possível que uma relação seja abalada por desentendimentos levados muito a sério, por exemplo.

Segundo Andreia Rego, que trabalha com coaching e psicanálise, o pior dos casos não é quando há uma discussão dentro de casa, mas, sim, no ambiente profissional. "Por nem sempre se ter muita intimidade com a pessoa, o clima fica mais delicado de ser resolvido. Por isso, acredito que, ao invés de simplesmente abandonar a intenção de expressar seu ponto de vista, é possível aprender a expressá-lo", conta.

Andreia cita maneiras de como tratar um colega da empresa durante uma discussão, e, assim, "conquistá-lo":

1.   Escute

Antes de tudo, escute o que seu colega tem a dizer, para que, então, haja a possibilidade de persuadi-lo a enxergar de nova forma. Quem sabe, com esse primeiro passo, você possa até mesmo encontrar um meio-termo, trazendo ganhos para ambos.

2.   Desenvolva empatia

Procure entender o que está causando reação negativa do seu colega. Talvez, ele esteja com problemas em casa ou mesmo no trabalho, ou ainda não saiba de alguns fatos que podem mudar sua opinião. Procure entender antes de brigar com ele logo de cara.

3.   Tranquilize sua voz

Na maioria das vezes, é no tom da voz que a pessoa usa que pode-se perceber se ela está irritada, magoada, etc. Então, como diria o ditado "abaixe sua voz e melhore seus argumentos", pois, senão, a pessoa sem razão nessa estória será você. Procure se tranquilizar e falar num tom próximo do normal, isso também fará a pessoa abaixar sua voz e prestar atenção em você.

4.   Foque no seus argumentos

No calor da discussão, as pessoas podem esquecer que bons argumentos são os fatores mais importantes de uma discussão. Nunca esqueça que o mais importante é ter fatos que comprovem seu ponto de vista; se eles forem fortes o suficiente para fazer a pessoa trocar de ideia, melhor ainda!

5.   Não ataque o outro

O mais importante é não fugir do ponto principal, que é seu motivo para estar discutindo, o que, no ambiente de trabalho, geralmente será voltado para algo relacionado à empresa. Nunca parta para outros âmbitos, como características pessoais ou defeitos da pessoa em si, isso só enfraquecerá o seu lado. Com Assessoria.

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