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Correios iniciam atendimento presencial para aposentados e pensionistas com descontos indevidos do INSS nesta sexta-feira (30)
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Parceria entre INSS e Correios deve atender até 400 mil beneficiários por dia e facilitar contestação de cobranças não autorizadas
Por: Camaçari Notícias
Foto: Correios/Divulgação
A partir desta sexta-feira (30), os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que sofreram descontos indevidos em seus benefícios passam a contar com o apoio das agências dos Correios para resolver o problema presencialmente. A medida busca dar mais agilidade e acessibilidade às vítimas de cobranças não autorizadas, que têm se multiplicado em todo o país.
Cerca de 5 mil agências dos Correios, em todos os estados, estarão habilitadas para realizar os atendimentos. Segundo o INSS, não será necessário apresentar extratos ou comprovantes, basta comparecer com um documento oficial de identificação com foto.
Entre os serviços disponíveis nas agências, os segurados poderão:
A expectativa da cúpula do INSS é de um alto fluxo de atendimentos já nesta sexta-feira, com previsão de até 400 mil aposentados e pensionistas procurando as agências. Para a segunda-feira (2), a demanda deve ser semelhante. A partir da próxima semana, a estimativa é de cerca de 100 mil reclamações por dia em todo o Brasil.
Com o reforço na rede de atendimento, o número de beneficiários que contestam os descontos deve dobrar nas próximas semanas. Até agora, aproximadamente 2,1 milhões de aposentados e pensionistas já reclamaram das cobranças. Com a ampliação do acesso ao serviço, esse número pode chegar a 4,2 milhões no início de junho.
A parceria entre INSS e Correios faz parte de uma força-tarefa do governo para enfrentar o aumento de denúncias de descontos não autorizados, em especial de associações e entidades consignatárias. O objetivo é oferecer uma resposta mais eficiente e descentralizada aos segurados, que muitas vezes enfrentam dificuldades de acesso aos canais digitais.
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