Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Notícias

/

Geral

/

Governo Federal lança campanha para incentivar separação correta de resíduos sólidos

Geral

Governo Federal lança campanha para incentivar separação correta de resíduos sólidos

Iniciativa busca fortalecer a coleta seletiva, reduzir impactos ambientais e ampliar a geração de renda para catadores de materiais recicláveis

Por: Camaçari Notícias

Foto: William Brisida/Itaipu Binacional

O Governo Federal lança, nesta sexta-feira (29), em Fortaleza (CE), a campanha educativa “Separação e Destinação Adequada de Resíduos Sólidos”. A iniciativa será apresentada durante o encerramento oficial do 2º Encontro Internacional de Centros de Educação e Cooperação Socioambiental (CECSA’s), realizado na Universidade Federal do Ceará (UFC).

A campanha é coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e a Itaipu Binacional. A ação também conta com articulação do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC).

Com o tema “O resíduo que você separa vira renda na mão de quem recebe”, a iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da separação adequada dos resíduos sólidos. A proposta é estimular práticas que contribuam para diminuir os impactos ambientais, fortalecer a coleta seletiva e gerar mais oportunidades de renda para catadoras e catadores de materiais recicláveis.

O lançamento contará com a participação de autoridades como a primeira-dama Janja Lula da Silva, ministros do Governo Federal, representantes da Itaipu Binacional, do Governo do Ceará, da Prefeitura de Fortaleza, da Universidade Federal do Ceará e de outras instituições.

De acordo com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, pequenas atitudes no dia a dia podem gerar grandes impactos sociais e ambientais. Ele destacou que a reciclagem começa dentro de casa e fortalece o trabalho dos profissionais envolvidos na economia circular.

A campanha será realizada em diferentes plataformas e contará com vídeos educativos, conteúdos digitais, materiais pedagógicos, cartilhas, jogos, animações, ações de capacitação e eventos educativos. A estratégia busca ampliar o alcance das informações em todo o país e incentivar a participação da sociedade.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a iniciativa reforça a Política Nacional de Resíduos Sólidos e reconhece o papel dos catadores como agentes fundamentais na preservação ambiental. A separação correta dos materiais desde a origem também contribui para reduzir o volume destinado aos aterros sanitários.

Dados do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR) apontam que o Brasil possui 897 organizações cadastradas de catadores, reunindo mais de 25 mil trabalhadores. O levantamento mostra ainda que parte dessas entidades atua abaixo da capacidade instalada, situação que a campanha pretende ajudar a modificar.

O lançamento integra a programação do 2º Encontro Internacional de CECSA’s, que acontece entre os dias 27 e 30 de maio, reunindo debates, grupos de trabalho e experiências voltadas ao desenvolvimento de soluções socioambientais.

Siga o CN1 no Google Notícias e tenha acesso aos destaques do dia.

Relacionados