Neymar apresenta evolução em recuperação e pode iniciar atividades com bola em breve
Publicado em
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies
Geral
Iniciativa busca fortalecer a coleta seletiva, reduzir impactos ambientais e ampliar a geração de renda para catadores de materiais recicláveis
Por: Camaçari Notícias
Foto: William Brisida/Itaipu Binacional
O Governo Federal lança, nesta sexta-feira (29), em Fortaleza (CE), a campanha educativa “Separação e Destinação Adequada de Resíduos Sólidos”. A iniciativa será apresentada durante o encerramento oficial do 2º Encontro Internacional de Centros de Educação e Cooperação Socioambiental (CECSA’s), realizado na Universidade Federal do Ceará (UFC).
A campanha é coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e a Itaipu Binacional. A ação também conta com articulação do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC).
Com o tema “O resíduo que você separa vira renda na mão de quem recebe”, a iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da separação adequada dos resíduos sólidos. A proposta é estimular práticas que contribuam para diminuir os impactos ambientais, fortalecer a coleta seletiva e gerar mais oportunidades de renda para catadoras e catadores de materiais recicláveis.
O lançamento contará com a participação de autoridades como a primeira-dama Janja Lula da Silva, ministros do Governo Federal, representantes da Itaipu Binacional, do Governo do Ceará, da Prefeitura de Fortaleza, da Universidade Federal do Ceará e de outras instituições.
De acordo com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, pequenas atitudes no dia a dia podem gerar grandes impactos sociais e ambientais. Ele destacou que a reciclagem começa dentro de casa e fortalece o trabalho dos profissionais envolvidos na economia circular.
A campanha será realizada em diferentes plataformas e contará com vídeos educativos, conteúdos digitais, materiais pedagógicos, cartilhas, jogos, animações, ações de capacitação e eventos educativos. A estratégia busca ampliar o alcance das informações em todo o país e incentivar a participação da sociedade.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a iniciativa reforça a Política Nacional de Resíduos Sólidos e reconhece o papel dos catadores como agentes fundamentais na preservação ambiental. A separação correta dos materiais desde a origem também contribui para reduzir o volume destinado aos aterros sanitários.
Dados do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR) apontam que o Brasil possui 897 organizações cadastradas de catadores, reunindo mais de 25 mil trabalhadores. O levantamento mostra ainda que parte dessas entidades atua abaixo da capacidade instalada, situação que a campanha pretende ajudar a modificar.
O lançamento integra a programação do 2º Encontro Internacional de CECSA’s, que acontece entre os dias 27 e 30 de maio, reunindo debates, grupos de trabalho e experiências voltadas ao desenvolvimento de soluções socioambientais.
Siga o CN1 no Google Notícias e tenha acesso aos destaques do dia.
Publicado em
Publicado em
Publicado em
Publicado em
Geral
08/06/2026 14:00
Geral
08/06/2026 11:00
Geral
08/06/2026 10:40
Geral
08/06/2026 10:20