![Estado de emergência pública por Covid-19 termina oficialmente neste domingo (22) [Estado de emergência pública por Covid-19 termina oficialmente neste domingo (22)]](https://www.cn1.com.br/fotos/noticias/96956/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg?v=28f91877c2c699c)
A doença
A caxumba é uma infecção viral que afeta as glândulas parótidas e se manifesta principalmente em crianças e adolescentes durante o inverno.
A transmissão
A doença se espalha de uma pessoa para outra por meio de saliva infectada. O período de incubação varia de 14 a 25 dias. Uma vez contaminada, a pessoa adquire imunidade contra a doença.
Os sintomas
Os principais são: inchaço no pescoço, dor embaixo da mandíbula e ao engolir, febre e dores musculares.
O tratamento
A doença não tem tratamento específico. A medicação serve apenas para combater os sintomas. Pode haver complicações, como orquite (inflamação nos testículos), pancreatite e, raramente, meningite e encefalite.
A vacinação
Aos 12 meses e 15 meses, com a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). O reforço da dose deve ser dado entre os 4 e os 6 anos. Quem não tomou a vacina nessa época também pode ser imunizado. A vacina é aplicada nos postos de saúde. O Globo.