Ciência e Saúde

Candidíase vaginal: 6 coisas que você precisa saber para se livrar do problema

Escrito por Pesquisa Web em 18 de Maio de 2019
[Candidíase vaginal: 6 coisas que você precisa saber para se livrar do problema]

A candidíase é uma infecção fúngica causada pela Cândida Albicans, que afeta principalmente a boca e os órgãos genitais, causando coceira, ardência, dor e corrimento branco grumoso, com textura de nata ou leite talhado.

Essa doença se manifesta quando o sistema imune está enfraquecido ou quando ocorrem alterações no pH da região genital e pode ser tratada com pomada ou medicamentos antifúngicos, de acordo com orientação do médico.

A seguir estão dicas que ajudam a curar e prevenir uma nova candidíase:

1. Se lavar só 1 vez por dia

Deve-se lavar a região íntima apenas durante os banhos, evitando as lavagens com duchas sempre que usar o banheiro, pois isso altera o pH local e favorece a proliferação do fungo causador da candidíase. As mulheres também devem limpar a região de frente para trás, evitando contaminações pelas fezes, utilizar sabonetes neutros e evitar o uso de absorventes internos.

2. Usar roupa folgada

Roupas leves e de algodão permitem que a pele respire e fazem com que o fungo da candidíase não se desenvolva tanto como acontece quando se usa roupa apertada, porque o calor da região favorece a proliferação do fungo.

3. Não ficar com roupa molhada

Depois da praia ou da piscina, deve-se secar a região íntima e trocar de roupa o mais rápido possível, pois a umidade ajuda os fungos a se desenvolverem mais.

4. Usar sempre camisinha

O preservativo deve ser utilizado durante relações entre pessoas que estão em tratamento de candidíase ou que apresentarem os sintomas, para evitar a contaminação do parceiro.

5. Não comer açúcar e carboidratos

Alimentos como pão, queijo, chocolate, bolos e doces aumentam a quantidade de açúcar no sangue e favorecem o desenvolvimento de fungos. Deve-se dar preferência a alimentos que fortaleçam o sistema imune, como frutas, legumes, peixes e castanhas. Veja no vídeo a seguir o que se deve comer:

6. Beber chá de equinácea

Deve-se beber o chá de equinácea pelo menos 3 vezes por semana, pois fortalece o sistema imune e reduz o desenvolvimento da candidíase. Informações do site Tua Saúde*

Compartilhe!