Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Notícias

/

Educação

/

MEC lança Sisu+ para ampliar ocupação de vagas em universidades públicas

Educação

MEC lança Sisu+ para ampliar ocupação de vagas em universidades públicas

Nova etapa complementar do Sisu 2026 terá inscrições em junho e busca preencher vagas remanescentes do segundo semestre

Por: Camaçari Notícias

Foto: Luis Fortes

O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta quinta-feira (21), o edital do Sisu+, nova etapa complementar e inédita do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A iniciativa busca ampliar o acesso ao ensino superior público por meio do preenchimento de vagas remanescentes em universidades e institutos federais no segundo semestre de 2026.

Segundo o MEC, o Sisu+ não será um novo processo seletivo, mas uma extensão do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026, realizada após o encerramento das convocações da lista de espera e dos processos seletivos próprios das instituições participantes.

A proposta é utilizar a estrutura automatizada do sistema para agilizar o preenchimento de vagas que permaneceram ociosas, especialmente em cursos com maior índice de desistência ou troca de graduação.

As inscrições para o Sisu+ ocorrerão entre os dias 15 e 19 de junho, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Poderão participar candidatos que tenham realizado ao menos uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2023, 2024 ou 2025 e que tenham concorrido a vagas na etapa regular do Sisu 2026.

Para acessar o sistema, será necessário utilizar a conta Gov.br. Após o login, os candidatos deverão preencher informações pessoais, sociais e econômicas antes de escolher até duas opções de curso.

Durante o processo de inscrição, os estudantes poderão consultar detalhes como instituição de ensino, turno, modalidade de concorrência, ações afirmativas e local de oferta das vagas.

O cronograma prevê a divulgação da chamada regular única no dia 24 de junho. Já o período para manifestação de interesse na lista de espera será entre os dias 24 e 26 de junho.

As matrículas dos aprovados na chamada regular começam a partir de 25 de junho, conforme os calendários das instituições de ensino. Para os convocados pela lista de espera, as matrículas terão início em 1º de julho.

De acordo com o MEC, o Sisu+ também poderá reduzir custos administrativos das universidades públicas, evitando a realização de vestibulares específicos para preenchimento de vagas no segundo semestre.

A pasta destaca ainda que o novo modelo deve beneficiar áreas que tradicionalmente apresentam vagas ociosas, como licenciaturas, engenharias e outros cursos considerados estratégicos para o desenvolvimento do país.

Siga o CN1 no Google Notícias e tenha acesso aos destaques do dia.

Relacionados