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Educação
Por: Sites da Web
A Secretaria Municipal de Educação de Dias d’Ávila realiza hoje, de 11h às 21h, um Simulado de Redação do Enem voltado para as turmas do terceiro ano do Ensino Médio. A primeira etapa do projeto foi o treinamento nas escolas a partir das cinco competências exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio. De acordo com o secretário de educação Marcelino Almeida, a iniciativa é fundamental para estimular o hábito da leitura e da escrita.
“É um projeto adequado não só para este momento do Enem. É uma ação que pretendemos dar continuidade porque a redação serve para todos os campos do conhecimento humano, além de estimular a produção de textos dissertativos nas escolas”, explica o secretário.
Elieide Santana Ventura, aos 39 anos, acredita que o treinamento da redação atrelado ao simulado vai garantir mais confiança na hora da prova do Enem. “Quando voltei a estudar, eu pensava apenas em concluir o Ensino Médio. Agora quero ingressar na faculdade de direito e sei que posso consegui isso”, relata a estudante do Colégio Estadual Edilson Souto Freire, localizado na Urbis.
O estudante Gabriel Amorim, 18 anos, vai tentar enfermagem e pretende utilizar a nota do Enem para ingressar em uma universidade pública. “Treinar a redação é essencial. Gostei muito da explicação sobre a estrutura do argumento. Estou mais confiante para fazer a prova no domingo”, comemora Gabriel que estuda logística no Colégio Estadual Dr. Luis de Moura Bastos.
Com o tema “A população de idosos no Brasil, desafios e perspectivas de um futuro próximo”, a prova do simulado será aplicada para mais de 300 alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Após a avaliação, haverá atendimento individualizado para sanar as dúvidas da prova da redação do Enem que será aplicada neste domingo, 25, em todo o país.
A ação educativa é coordenada pelo professor Éverlan Stutz que desenvolveu um método específico centrado nas principais dificuldades dos alunos de escolas públicas para desenvolver textos dissertativos. Após a correção de todas as provas, será elaborado um relatório apontando as deficiências textuais encontradas que servirá como norteador para o Enem 2016 no município.
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