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SUV sucessor do Freelander é versátil e tem acabamento sofisticado

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SUV sucessor do Freelander é versátil e tem acabamento sofisticado

Por: Sites da Web

“Para a família de veículos Discovery, o aspeto chave diferenciador é a versatilidade. O nosso desafio consistiu em conjugar um design premium com uma versatilidade excepcional; ambos atributos devem funcionar em harmonia. É com grande satisfação que posso afirmar que o conseguimos”, explica Gerry McGovern, diretor de design da Land Rover.

O executivo da marca britânica é feliz no seu comentário, principalmente quando cita a versatilidade do modelo que chegou esse ano para suceder o Freelander 2. O Discovery Sport tem um perfil menos “utilitário”, desde o desenho até a posição de dirigir - menos vertical que no Freelander -, além de levar até sete pessoas, enquanto o antecessor era limitado a cinco.

 

A ideia da Land Rover com esse novo modelo é agregar dinamismo à família Discovery. Para isso, a estrutura em monobloco conjuga painéis em aço de resistência elevada, aço ao boro de resistência ultra-elevada e alumínio de peso reduzido, assegurando uma base sólida, rígida e leve, que proporciona melhor performance dinâmica e níveis elevados de rigidez torcional.

Como resultado, o modelo com motor a gasolina e sete lugares pesa 1.841 kg. Esse baixo peso para um veículo dessa categoria é alcançado pelo uso do alumínio. O capô, por exemplo, pesa apenas 8,2 kg. O teto, 8,7 kg e a tampa do porta-malas, 7 kg.

A preocupação com o peso foi tanta, que alguns itens foram deixados de lado, como a regulagem de altura do cinto de segurança, como informou Phil Hodgkinson, diretor de expansão global da Jaguar Land Rover. No entanto, o executivo explicou que o posicionamento do cinto aliado aos ajustes do banco não compromete o conforto.

Para completar a estrutura do Discovery Sport, a Land Rover adotou um eixo traseiro multi-braço que aumenta a agilidade, a articulação de eixos. Em conjunto com componentes de suspensão em alumínio de peso reduzido e amortecedores cuidadosamente calibrados, esse sistema disponibiliza um comportamento  muito bom, independentemente das condições do piso.

 

Força
Por enquanto, o único motor oferecido no Brasil é 2.0 Si4 que tem um turbocompressor e conta com injeção direta de gasolina. Esse propulsor rende 240 cv a 5.800 rotações por minuto e desenvolve 34,6 kgfm de torque a partir de 1.750 rpm. Ele trabalha em conjunto com um câmbio automático de nove velocidades, mas o motorista pode fazer mudanças manuais a qualquer momento através de pequenas alavancas instaladas atrás do volante.

Esse conjunto motriz trabalha associado ao sistema Terrain Response, que adapta torque, tração, suspensão e direção às condições do terreno através de um seletor no painel. Para quem busca mais emoção fora de estrada, o veículo está preparado, e para isso conta também com um assistente para descida de rampas.

Utilizando o modo de condução normal, no trânsito de Salvador, o carro fez 8,3 km/l por litro. Na estrada, com velocidade cruzeiro de 100 km/h, chegou a 11,8 km/l de gasolina.

Mercado
Se o cliente optar pelo Discovery Sport na cor Branco Fuji, a versão mais barata irá custar R$ 179.900, a SE. A HSE sai por R$ 202.900, e a topo de linha, a HSE Luxury, custa R$ 232 mil. Se a escolha for qualquer outra cor, incluindo a Kaikoura Stone do modelo das fotos, vai ser preciso desembolsar mais R$ 3.200.

Para equipar o modelo com a terceira fileira de bancos, que acrescenta duas poltronas dobráveis ao porta-malas, é preciso gastar mais: R$ 8 mil na SE, R$ 7 mil na HSE e R$ 6 mil na HSE Luxury. 

 

O sistema de áudio premium da Meridian, que tem 17 alto-falantes e ainda sistema de entretenimento traseiro com fones de ouvido via Bluetooh, custa R$ 9.900 para a versão SE, mas é de série na HSE.

Infelizmente, um item que seria bastante interessante para o uso no calor, a refrigeração dos bancos dianteiros, só é oferecido na configuração mais cara. Já o teto solar panorâmico de vidro e que conta com uma persiana elétrica está disponível nas versões HSE e HSE Luxury.

Entre os concorrentes deste Land Rover estão Audi Q5, BMW X3, Jeep Cherokee e Volvo XC60. Destes, apenas o modelo da Jeep pode competir com o novo Land Rover fora da estrada, no entanto, somente o SUV britânico oferece a opção para levar sete pessoas.

Expansão
Além da fábrica brasileira que começa a operar em 2016, produzindo Discovery Sport e provavelmente o Jaguar XE, o grupo comandado pela indiana Tata Motors anunciou a construção de uma nova fábrica na Eslováquia e também o lançamento de 12 novos modelos até o final do ano que vem.

A fábrica no leste europeu ficará pronta em 2018 e terá capacidade de produção de cerca de 300 mil carros por ano. Lá, deverá ser feita a nova geração do Land Rover Defender, que ser tornará uma linha de produtos, nos moldes das famílias Discovery e Range Rover.

Entre os lançamentos previstos, eles não necessariamente serão carros completamente inéditos, podendo ser reestilizações, o que deve acontecer em breve com o membro mais antigo da linha Discovery, que até ano passado era chamado de Discovery 4.

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