Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Notícias

/

Política

/

Câmara aprova renovação automática da CNH para motoristas sem multas recentes

Política

Câmara aprova renovação automática da CNH para motoristas sem multas recentes

Medida prevê benefício para condutores sem infrações nos últimos 12 meses e integra cadastro nacional de bons condutores.

Por: Camaçari Notícias

Foto: Ascom Detran-AL

A Câmara dos Deputados aprovou, na quinta-feira (7), uma proposta que pode mudar o processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no país. O texto prevê a renovação automática do documento para motoristas que não tenham registrado multas nos últimos 12 meses.

A medida faz parte da Medida Provisória 1327/25, que segue agora para apreciação do Senado Federal. Caso seja confirmada, a nova regra dependerá da inscrição do condutor no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), base de dados que reúne motoristas sem infrações sujeitas à pontuação no período de um ano.

Além da renovação automática, o RNPC já garante benefícios como descontos em tributos, pedágios, estacionamentos e seguros, além da possibilidade de isenção de taxas relacionadas ao processo de renovação da habilitação.

O texto aprovado estabelece, no entanto, restrições etárias: a renovação automática não se aplicará a condutores com 70 anos ou mais. Já motoristas a partir de 50 anos poderão utilizar o benefício apenas uma vez.

Apesar da mudança no procedimento, permanecem obrigatórios os exames de aptidão física e mental e a avaliação psicológica. A proposta também determina que os valores dessas etapas sejam padronizados por órgão federal de trânsito, com atualização anual baseada no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

No relatório, o senador Renan Filho (MDB-AL) defendeu a medida como uma forma de desburocratizar o sistema e incentivar a formalização de condutores. Segundo ele, o modelo atual não tem sido eficaz na redução de acidentes e ainda contribui para a diminuição do número de motoristas habilitados no país.

Siga o CN1 no Google Notícias e tenha acesso aos destaques do dia.

Relacionados