![Vacinação contra Covid-19 segue sem vacinas da Pfizer em Camaçari [Vacinação contra Covid-19 segue sem vacinas da Pfizer em Camaçari]](https://www.cn1.com.br/fotos/noticias/96907/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg?v=19c449aebb916ef)
Nascido no Rio de Janeiro, residente em Camaçari desde dois anos de idade, Fábio Oliveira da Silva, 35 anos é o representante do município, nos campeonatos nacionais de Fisiculturismo. Ao todo são mais de 10 títulos conquistados, recentemente ficou entre os três melhores atletas da Bahia e na 10º colocação no Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo, que aconteceu no dia 2 e 3 de agosto, em Brasília.
Quem observa Fábio hoje e todos os troféus conquistados em vários campeonatos esportivos que participou no Brasil, não imagina a sua história de superação e de que forma ele encontrou no fisiculturismo a saída do mundo do álcool e cigarro.
“Eu agradeço a Deus pela oportunidade que ele me deu e a força que encontrei Nele para superar os vícios e iniciar uma nova vida, sem o uso da bebida alcoólica e do cigarro. Foi muito difícil no começo, mas sempre foi incentivado pela família e pelos amigos a não desistir dos meus objetivos de competir no fisiculturismo”, frisa.
História - Aos 25 anos, o jovem deu inicio a luta contra o consumo compulsivo por bebidas alcoólicas e o tabagismo, agarrou-se aos hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercícios físicos diários. O atleta criou uma rotina de musculação em uma academia e também uma dieta para o ganho de massa muscular.
Antes Depois
Em sua nova rotina de vida, aliada a muito exercício físico, o jovem percebeu que poderia ir além dos bons hábitos ou de conquistar um corpo com músculos. Enxergou que tinha potencialidades e estrutura para o fisiculturismo e ingressou no processo de preparação para enfrentar desafios maiores e mais difíceis, como competir no fisiculturismo na categoria Culturismo Clássico, pela Federação Baiana de Musculação, Fisiculturismo e Fitness – IFBB Bahia.
Os treinamentos mudaram radicalmente e sua dieta passou a ser elaborada por nutricionista, visto que o objetivo de Fábio, agora era enfrentar campeonatos disputando títulos entre os melhores atletas da categoria. “Fisiculturismo é um esporte que requer muito do atleta, em todos os sentidos. É realizado um cronograma de atividades físicas, dieta balanceada e rigorosamente pontual, sendo que tenho hora exata para me alimentar. Fora a aquisição de suplementos e proteínas”, conta.
Falta de apoio - O último campeonato que participou Fábio conta que não teve o apoio de nenhum órgão municipal e custeou sozinho a viagem e a hospedagem em Brasília. Segundo o atleta ele recebe o apoio de alguns empresários do ramo de Fitness e amigos. “Em Camaçari não existe o apoio para o esportista nem reconhecimento, e esse problema enfrentados por vários atletas de outras modalidades acaba por dificultar a participação dos representantes em campeonatos que acontecem em outros Estados”, ressalta Fábio Oliveira.
Metas - Este ano, Fábio pretende se preparar para campeonatos em 2016 e salienta o desejo de participar do campeonato Arnold Classic Brasil, um evento realizado no Rio de Janeiro. “Já conquistei muitos prêmios, participar do Arnold Brasil, será o meu último desejo como atleta, depois irei descansar”, finaliza.