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Aprovado PL que dispõe sobre educação financeira nas escolas municipais de Camaçari

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Aprovado PL que dispõe sobre educação financeira nas escolas municipais de Camaçari

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Por: Ascom Câmara Municipal

Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária (Foto: Tiago Pacheco)

Mais um projeto proposto pela Câmara Municipal passa a virar lei na cidade. Desta vez o Projeto de Lei nº 054/2021, de autoria do vereador Jair Costa, que cria o programa de Educação Financeira nas escolas municipais.

Com a sansão da Lei 1716/2022, o município passa a ter um programa de Educação Financeira com foco na Educação Infantil, Educação Fundamental, para toda a rede municipal de ensino. As atividades desenvolvidas no programa, devem ser tendo por base os regramentos estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular. O objetivo do programa é transmitir conceitos básicos de educação financeira, por meio de conteúdo prático, brincadeiras e jogos lúdicos e interativos, incluindo mídias eletrônicas e digitais.

Os estudantes poderão aprender conceitos de finanças pessoais, classificação de gastos: receitas e despesas, trabalhos com orçamento familiar, balanço positivo e negativo e suas consequências, reconhecimento dos diferentes meios de pagamentos disponíveis (dinheiro, cartões de débito, crédito e moedas eletrônicas).

Também serão ministrados conteúdos sobre princípios que envolvam consumo e descartes conscientes de itens de uso, utilização responsável de linhas de crédito, além de ações que ensinem a economizar para o futuro com foco na formação de patrimônio por meio de compras conscientes.

A implementação do programa nas escolas vai auxiliar as crianças a desenvolver habilidades para que possam reconhecer as suas prioridades, trabalhar com o planejamento de metas e ações, estruturação de atividades com foco em criação de fundo de reservas; habilidades básicas para entendimento sobre os cálculos de juros, para que possam alcançar a independência financeira.

Na execução do programa poderão ser promovidas palestras; seminários, workshop, atividades lúdicas, sobre educação financeira, ministradas por professores, instituições públicas ou privadas, parcerias e palestrantes convidados; sempre privilegiando a introdução da atividade no conteúdo para determinada série de ensino.

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