![Luizinho do Baião anima público no Arraiá da Praça Abrantes neste sábado [Luizinho do Baião anima público no Arraiá da Praça Abrantes neste sábado]](https://www.cn1.com.br/fotos/noticias/97782/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg?v=8fb7222e6dfe7a0)
O mês de maio é dedicado ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A Campanha Faça Bonito - Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, tem o objetivo de mostrar à sociedade que cuidar para que a população infanto-juvenil tenha uma vida plena e com a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável e sem violência, é um compromisso coletivo. O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja. Dentro deste contexto, o mês de maio ficou conhecido como Maio Laranja.
Para falar sobre os casos de abuso e exploração sexual infantil em Camaçari, entrevistamos a coordenadora do Conselho Tutelar (Sede), Carla Santos. Ela comentou ainda sobre o aumento dos casos de violência contra crianças e adolescentes durante pandemia e também sobre a ação do Conselho nos casos de exploração do trabalho infantil na cidade.
18 de maio
No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). Em 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje.
A partir da mobilização de entidades, houve a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes e a data sugerida foi justamente 18 de maio, dia do assassinato de Araceli que, em 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro.
Siga o CN1 no Google Notícias e tenha acesso aos destaques do dia.