Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Notícias

/

Salvador

/

Órgão da prefeitura de Salvador notifica Embasa por suspensão de fornecimento de água

Salvador

Órgão da prefeitura de Salvador notifica Embasa por suspensão de fornecimento de água

Sistema de distribuição de água foi regularizado nesta sexta, quatro dias após início da suspensão.

Por: G1

A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) de Salvador notificou, nesta sexta-feira (17), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) pela suspensão do fornecimento de água, em diversos bairros de Salvador durante esta semana.

O órgão cita o Código de Defesa do Consumidor para destacar que o fornecedor de serviços, no caso a Embasa, é obrigada a garantir a adequada prestação do serviço, que inclui a regularidade, a continuidade, a eficiência e a segurança.

A Codecon ainda pediu que a Embasa apresente um planejamento de contingência para ressarcir os transtornos causados na população. A interrupção no abastecimento de água causou transtornos para quem vive na capital baiana e na Região Metropolitana.

“A Codecon está atenta às necessidades dos consumidores e notificou a empresa para que sejam tomadas as providências necessárias para garantir o direito dos cidadãos. Além disso, ela deve apresentar um plano de contingência para ressarcir os transtornos causados aos consumidores e plano para desconto nas contas, em razão dos danos sofridos pelos consumidores", disse o diretor-geral do orgão, Zilton Krüger Netto.

No documento de notificação, além dos esclarecimentos em relação às causas e providências, a Codecon pede informações sobre o que a Embasa está fazendo para que a situação não volte a ocorrer e trazer prejuízos aos cidadãos.

O órgão diz ainda que possíveis irregularidades de relação de consumo de água podem ser denunciadas através dos canais oficiais: Aplicativo Codecon Mobile, Aplicativo Fala Salvador, site do Codecon, portal Fala Salvador ou através da Central de Atendimento Disque Salvador - 156.

Na quarta-feira, 101 bairros de Salvador passaram o dia sem água por causa de um problema em uma obra da Embasa. Inicialmente, o fornecimento foi interrompido na segunda-feira (13) e deveria ser totalmente normalizado na terça (14), mas foi retardado para até a madrugada de quinta.

Por causa da falta de água, 30 mil alunos ficaram sem aulas em 109 escolas e um hospital chegou a suspender os atendimentos no ambulatório.

Embasa diz que sistema foi regularizado

A Embasa informou, nesta sexta-feira (17), que o sistema integrado de abastecimento de água de Salvador começou a operar normalmente e está distribuindo uma vazão de 11,2 mil litros por segundo, conforme informações da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

De acordo com a empresa, algumas áreas elevadas e com ocupação irregular, onde existem ligações não cadastradas (clandestinas) nos bairros de Plataforma, Periperi, Paripe, Itapuã e Stella Maris, estão ainda sem fornecimento. Técnicos da Embasa estão nesses locais para verificar a causa e resolvê-la.

Os moradores de áreas que estejam com problemas no retorno do fornecimento de água devem entrar em contato com os canais de atendimento da Embasa (Agência Virtual Embasa, 0800 0555 195 e Whatsapp 71 99717-0999) para que uma equipe possa verificar e resolver o problema.

Siga o CN1 no Google Notícias e tenha acesso aos destaques do dia. 

Relacionados