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Com casa fechada há três meses, aposentada recebe conta de água de mais de R$ 800

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Com casa fechada há três meses, aposentada recebe conta de água de mais de R$ 800

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Por: G1

Com casa fechada há 3 meses, aposentada recebe conta de água de mais de R$ 800 — Foto: Reprodução/TV Bahia

Com a casa fechada há três meses, uma aposentada do bairro de Stella Maris, em Salvador, recebeu a conta de água no valor de R$ 812,57 no mês de junho. Ela, que está na casa do filho desde o início da pandemia, diz que o medidor de consumo rodou somente 1m³ desde a última leitura. 

“Nunca aconteceu de pagar tão caro em uma conta de água. Eu fiquei surpresa, porque eu estou fora daqui há quase 100 dias, em razão da pandemia, e o que acontece é que o meu hidrômetro está fechado, parado. Desde a última leitura, ele rodou somente 1m³, que é o normal, porque eu tenho uma pessoa que vem uma vez a cada 15 dias limpar”, disse Solange Dultra. 

O filho dela, Flávio Dultra, conta que, no mês de março, quando a pandemia chegou a Salvador, resolveu levar a mãe para casa, para ficar mais próximo e economizar nas despesas. 

“Logo que começou a pandemia, eu trouxe ela para casa, para minha casa, para cuidar dela e ficar em família, porque aqui [na casa de Solange] não tem nada perto, tudo precisa de ônibus. A gente vem aqui uma vez por semana, para ver como estão as coisas, tem a diarista, que vem aqui também fazer uma limpeza uma vez a cada 15 dias e só”, conta Flávio. 

No primeiro mês com a casa fechada, a conta de água veio R$ 35,16 e, já no segundo, subiu para R$ 97,53. A família procurou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa), que alegou que o valor seria uma média das últimas faturas pagas. 

No entanto, no terceiro mês, com a conta acima de R$ 800, a família percebeu que há algo de errado. A aposentada chegou a procurar vazamentos na casa e não encontrou. Em contato com a vizinhança, ela descobriu ser a única com o problema. 

“O rapaz que dá apoio aqui à gente, me disse que vem olhando a cada dia os hidrômetros das casas fechadas e das casas abertas. Ele me disse que a surpresa é que não existe, em todas as sete casas, nenhum vazamento”, disse Solange. 

Para tentar resolver a situação, Flávio tentou contato mais uma vez com a Embasa, mas não consegue registrar a reclamação. 

“Primeiro, o call center não funciona por causa da pandemia e do isolamento social. E também através do site a gente não consegue finalizar a reclamação. Eles não garantem que os dados são meus, não conferem, e a gente não consegue fazer a reclamação de jeito nenhum", relatou. 

Procurada, a Embasa mandou nota dizendo que a apuração do consumo de cada casa é feita por um sistema de medição individualizada por telemetria que é do próprio condomínio. Disse ainda que o leiturista da Embasa coleta a medição de cada unidade residencial na portaria. 

Na mesma nota, a Embasa disse também que não foi informada pelos canais de atendimento sobre esse estouro no valor da conta e que é preciso que os moradores informem um contato para que a empresa possa agendar uma visita, para fazer uma nova leitura no aparelho de medição individualizada do condomínio e revisão do valor da conta, se for o caso. 

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