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Exportações de frutas da Bahia superam 1 bilhão de reais até novembro

Economia

Exportações de frutas da Bahia superam 1 bilhão de reais até novembro

Em comparação com o mesmo período de 2022, observa-se um aumento significativo de 37% no valor total exportado.

Por: Camaçari Notícias

 (Foto: Divulgação Ascom/SDR)

Com base nos registros do sistema de monitoramento de comércio exterior do Ministério da Agricultura e Pecuária (Agrostat/Mapa), até novembro deste ano, os agricultores da Bahia exportaram 170 mil toneladas de frutas, resultando em uma movimentação financeira de 1,05 bilhão de reais. Essa projeção considera a cotação do dólar dessa terça-feira (19). Em comparação com o mesmo período de 2022, observa-se um aumento significativo de 37% no valor total exportado e uma elevação de 19% no volume embarcado.

Dentre as frutas cultivadas na Bahia, a manga e a uva se destacam, registrando um aumento de 46% e 45% em valor, respectivamente, e 22% e 31% em volume. Além disso, outras frutas como abacaxi, damasco, figo, goiaba, mamão, melancia, limões e limas também apresentaram aumento nas exportações.

Os principais destinos dessas frutas baianas continuam sendo a Europa e os Estados Unidos. A Bahia está conseguindo suprir mercados anteriormente atendidos por países como Peru e Equador, cuja produção tem sido afetada pelo calor excessivo, comprometendo a qualidade. A qualidade das frutas baianas, que atende a rigorosas exigências fitossanitárias, tem proporcionado acesso a diversos mercados.

Wallison Tum, titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, destaca a vantagem competitiva da região. Ele ressalta que, além das condições climáticas favoráveis, o estado tem investido em manter elevados padrões de qualidade, o que tem atraído a atenção de compradores internacionais.

A Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas) destaca que, além das circunstâncias específicas de 2023, os esforços do governo estadual, federal e de entidades representativas do setor têm se concentrado na abertura de novos mercados para as frutas brasileiras. O objetivo é promover a diversificação de destinos, proporcionando mais oportunidades de comércio exterior para os produtores brasileiros.

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