Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Notícias

/

Economia

/

Caixa deve oferecer apoio presencial a segurados com descontos não autorizados do INSS

Economia

Caixa deve oferecer apoio presencial a segurados com descontos não autorizados do INSS

Atualmente, os serviços para as queixas são por meio da plataforma digital “Meu INSS”.

Por Camaçari Notícias

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), anunciou no domingo (11) que a Caixa Econômica Federal (CEF) está avaliando a implementação de atendimento presencial para aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos em seus benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida visa auxiliar especialmente os segurados que enfrentam dificuldades para acessar os canais digitais disponíveis atualmente.

Atualmente, as reclamações e solicitações de ressarcimento devem ser feitas exclusivamente por meio da plataforma digital "Meu INSS", disponível para acesso via celular ou computador, ou pelo telefone 135. No entanto, muitos beneficiários, em sua maioria idosos, encontram barreiras no uso dessas ferramentas.

“A ideia é que a Caixa, com sua ampla rede de agências espalhadas pelo país, possa apoiar os aposentados que necessitam de atendimento presencial. Tudo será feito pela plataforma do Meu INSS, mas sabemos que há quem não tenha acesso à internet. A Caixa está estudando uma forma de ajudar essas pessoas”, afirmou Alckmin.

A iniciativa surge em resposta às investigações da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal no último dia 23 de abril. A operação apura um esquema de descontos não autorizados realizados por entidades associativas em aposentadorias e pensões, sem o consentimento dos beneficiários.

Cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) participaram da ação, que cumpriu 211 mandados de busca e apreensão e determinou o sequestro de bens que ultrapassam R$ 1 bilhão. O prejuízo estimado causado pela fraude chega a R$ 6,3 bilhões.

O governo federal ainda não divulgou quando o atendimento presencial poderá ser implementado.

Siga o CN1 no Google Notícias e tenha acesso aos destaques do dia.

Relacionados

VER TODOS