Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Notícias

/

Economia

/

Pagamento do PIS/Pasep 2026 começa para nascidos em janeiro nesta segunda-feira (16)

Economia

Pagamento do PIS/Pasep 2026 começa para nascidos em janeiro nesta segunda-feira (16)

Abono salarial referente ao ano-base 2024 pode ser consultado pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal gov.br e beneficia milhões de trabalhadores em todo o país

Por: Camaçari Notícias

Foto: Agência Brasil/ Marcello Casal Jr

O pagamento do abono salarial do PIS/Pasep 2026 tem início nesta segunda-feira (16) para os trabalhadores nascidos em janeiro. O benefício é referente ao ano-base 2024 e é destinado a profissionais da iniciativa privada e a servidores públicos.

A consulta para saber se tem direito ao abono pode ser feita pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal gov.br.

Neste ano, cerca de 25,4 milhões de pessoas devem receber o benefício, o que representa um total de R$ 32,3 bilhões. O prazo para saque vai até dezembro de 2026.

O primeiro lote soma aproximadamente R$ 2,5 bilhões e contempla 1,8 milhão de trabalhadores da iniciativa privada inscritos no PIS, com pagamento realizado pela Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 2,29 bilhões. Já o Pasep beneficia 217,2 mil servidores públicos, com depósitos feitos pelo Banco do Brasil, totalizando R$ 301,9 milhões.

O valor do abono varia de R$ 136 a R$ 1.621, conforme o número de meses trabalhados em 2024. Recebe o valor máximo quem exerceu atividade remunerada durante todo o ano.

A partir deste ano, passam a ter direito ao benefício os trabalhadores que atuaram com carteira assinada ou como servidores públicos por pelo menos 30 dias em 2024 e que tenham recebido, em média, até R$ 2.765,92 por mês. Antes da mudança, o limite de renda era de até dois salários mínimos.

A alteração faz parte de um pacote fiscal aprovado no fim de 2024 e estabelece uma regra de transição. O teto de renda será reajustado apenas pela inflação até atingir o equivalente a 1,5 salário mínimo. A previsão do governo é que essa transição seja concluída até 2035.

O calendário de pagamento segue o mês de nascimento do trabalhador. Os nascidos em janeiro recebem em 15 de fevereiro; os de fevereiro, em 15 de março; os de março e abril, em 15 de abril; os de maio e junho, em 15 de maio; os de julho e agosto, em 15 de junho; os de setembro e outubro, em 15 de julho; e os de novembro e dezembro, em 15 de agosto.

Os valores ficam disponíveis para saque até o mês de dezembro, conforme o cronograma oficial divulgado pelo governo federal.

Relacionados