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Economia
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Por: Camaçari Notícias
O Ministério da Cidadania e os Correios firmaram uma parceria para atender à população mais vulnerável, sem acesso a meios digitais, que ainda não conseguiu solicitar o Auxílio Emergencial de R$ 600.
As mais de seis mil agências da empresa presente em todos os municípios do país, estão habilitadas a fazer o cadastramento de quem precisa do benefício. A expectativa é realizar até 27 milhões de atendimentos.
A capilaridade da estatal foi um dos fatores que motivou o acordo, conforme destacou o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni: “Há uma porção importante da sociedade brasileira que é ainda mais vulnerável e que precisa de ajuda para fazer o cadastramento. Então, esse convênio é importante porque os Correios têm uma vasta capilaridade em todas as cidades brasileiras”, afirmou.
A população sem acesso aos meios digitais terá o cadastro feito gratuitamente por funcionários dos Correios. Os demais interessados que possuem condições de acesso à internet devem fazer o cadastro no aplicativo ou site da Caixa Econômica Federal<https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio> ou da Dataprev.<https://portal2.dataprev.gov.br/covid-19>
Como se cadastrar
Quem pode fazer o cadastro nos Correios?
A população sem acesso aos meios digitais terá o cadastro feito gratuitamente por funcionários dos Correios.
Quais documentos devo apresentar para fazer o cadastro?
Identificação oficial com foto, em que conste também o nome da mãe do beneficiário;
CPF do usuário e dos membros da família que dependem da renda do titular;
Dados bancários ou documento de identificação para solicitar abertura de conta social digital, em nome do titular.
Quando vou poder fazer o cadastro?
Na página dos Correios, no sistema Busca Agência <http://www2.correios.com.br/sistemas/agencias/>, é possível obter informações sobre as unidades abertas ao público. A grande maioria dos pontos de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Em Camaçari, a disponibilidade de horário para assistência será das 08h às 16h.
O auxílio pode ser sacado nas agências dos Correios?
Não. Os Correios não vão realizar o pagamento do benefício. O acompanhamento da liberação pode ser feito nos canais disponibilizados pelo Ministério da Cidadania, pela Dataprev e pela Caixa ou pelo telefone 121, após o prazo determinado pela Dataprev para a conclusão da análise.
Não tenho conta em agência bancária. Como devo proceder para receber o auxílio?
Para os que não são bancarizados, será aberta uma Conta Social Digital na Caixa, caso o cadastro seja aprovado. Para abertura de conta deverá ser apresentado um documento de identificação (RG, CNH, passaporte). O cidadão receberá um protocolo de cadastro ao final do atendimento.
Quem realizar o cadastramento nos Correios poderá consultar o andamento do pedido em qualquer agência da empresa após o prazo determinado pela Dataprev para a conclusão da análise. Para isso, deverá retornar com o comprovante do atendimento de cadastro e o CPF.
Com o intuito de evitar aglomerações, foi estabelecido um calendário para a solicitação do cadastro do Auxílio Emergencial nas agências, conforme o mês de nascimento do cidadão:
Segunda-feira: nascidos em janeiro e fevereiro;
Terça-feira: nascidos em março e abril;
Quarta-feira: nascidos em maio e junho;
Quinta-feira: nascidos em julho, agosto e setembro;
Sexta-feira: nascidos em outubro, novembro e dezembro.
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