![Bolsonaro reduz para 5% percentual de oscilação no preço do diesel para revisar tabela do frete [Bolsonaro reduz para 5% percentual de oscilação no preço do diesel para revisar tabela do frete]](https://www.cn1.com.br/fotos/noticias/96834/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg?v=ed4e68eb08e0720)
(Foto: Reprodução)
Após o anúncio de mais um reajuste no preço do diesel, o governo federal estuda medidas para aliviar o bolso dos caminhoneiros. Uma das propostas seria a correção mais frequente da tabela do frete, e ações para reduzir a burocracia e o custo para a categoria, com registro na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), emplacamento de caminhões e emissão da carteira de habilitação, além da contribuição previdenciária sobre o frete.
A tabela do piso mínimo do frete foi instituída na greve dos caminhoneiros em 2018. Os valores dependem do tipo de carga, eixos do veículo e distância. Eles são corrigidos pela ANTT até os dia 20 de janeiro e 20 de julho de cada ano para vigorar durante o semestre. Sempre que ocorrer oscilação no preço do óleo diesel no mercado nacional superior a 10%, uma nova tabela deverá ser publicada pela Agência, que observa pesquisa da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Siga o CN1 no Google Notícias e tenha acesso aos destaques do dia.