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Procon-BA e Sindicato dos Bancários avaliam estratégias para inclusão no atendimento bancário
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Nos últimos anos, o encerramento de agências físicas tem se intensificado em diversas regiões da Bahia.
Por: Camaçari Notícias
Foto: Ascom/SJDH
A redução de agências bancárias físicas em Salvador e no interior da Bahia, impulsionada pela digitalização dos serviços financeiros, tem gerado impactos para consumidores que ainda dependem do atendimento presencial. O tema foi pauta de uma reunião realizada na quinta-feira (22), entre o Procon-BA e o Sindicato dos Bancários da Bahia.
Coordenado pelo superintendente do Procon-BA, Tiago Venâncio, o encontro ocorreu na sede do órgão, no Centro de Salvador, e teve como foco os prejuízos enfrentados por grupos mais vulneráveis da população, como idosos, pessoas com deficiência e cidadãos de baixa renda.
Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários, Elder Perez, o encerramento de agências físicas tem deixado diversos municípios do interior com apenas uma unidade bancária, forçando a população a percorrer grandes distâncias para acessar serviços essenciais. “Essa realidade tem gerado gastos adicionais, desconforto e limitações de direitos, principalmente para quem não tem familiaridade com os meios digitais”, afirmou.
A tendência de digitalização, embora inevitável, deve respeitar os princípios da inclusão e da responsabilidade social, destacou o superintendente do Procon-BA. “É necessário que se pense em uma proposta de readequação dos serviços bancários, respeitando a realidade dos consumidores. O direito ao atendimento digno deve ser garantido, principalmente para aqueles que mais precisam”, defendeu Venâncio.
Vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), o Procon-BA reafirma seu papel na garantia do acesso à justiça nas relações de consumo. A reunião marca o início de uma articulação entre as instituições para a elaboração de propostas que visam minimizar os efeitos da exclusão digital, incluindo a manutenção de agências em locais estratégicos, a criação de pontos de atendimento assistido e o fortalecimento da fiscalização sobre o cumprimento das normas de proteção ao consumidor.
“O econômico não pode se sobrepor ao social. E, neste contexto, assegurar o acesso bancário à população é também defender direitos fundamentais garantidos pela Constituição Federal”, acrescentou o diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia, Ronaldo Ornelas.
Também participaram da reunião o diretor de Fiscalização do Procon-BA, Iratan Vilas Boas, e a assessora técnica do órgão, Fernanda Pimenta.
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