Técnica de enfermagem é presa por tráfico durante negociação em frente à própria casa em Jauá
Publicado em
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies
Notícias
/
Bahia
/
UFBA promete ressarcimento e apura intoxicação alimentar em restaurante universitário de Vitória da Conquista
Bahia
Estudantes afetados poderão ter despesas médicas reembolsadas; caso envolve interdição de cozinha, falhas sanitárias e investigação de responsabilidades.
Por: Camaçari Notícias
Foto: Reprodução/ Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista
Estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) que sofreram intoxicação alimentar após refeições no Restaurante Universitário (RU) do campus de Vitória da Conquista poderão ser ressarcidos pelos gastos médicos. A informação foi confirmada pelo Diretório Central dos Estudantes da UFBA (DCE), em nota divulgada nesta sexta-feira (8).
O caso ganhou repercussão após diversos alunos relatarem sintomas como dor abdominal, vômitos e diarreia logo depois de consumirem alimentos no RU. Segundo o DCE, o problema não foi isolado e já havia sinais anteriores de irregularidades no funcionamento do restaurante, incluindo superlotação, falhas na infraestrutura e questionamentos sobre a qualidade nutricional das refeições.
Ainda de acordo com o diretório, essas condições já haviam sido comunicadas à gestão do campus e à empresa responsável pelo serviço de alimentação. Em nota, o DCE afirmou que foram registrados pedidos de apuração rigorosa dos fatos e de responsabilização da empresa gestora, além da cobrança por melhorias estruturais e sanitárias no restaurante.
Após articulação com a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA (PROAE), os estudantes foram informados de que aqueles que tiveram despesas médicas em decorrência do episódio poderão solicitar ressarcimento. Também foram garantidas medidas de apoio para atendimentos de saúde e a normalização do fornecimento de refeições.
Entenda o que aconteceu
O episódio ocorreu na última terça-feira (5) e mobilizou estudantes e autoridades sanitárias. Após denúncias, a Vigilância Sanitária e Ambiental foi acionada e o Restaurante Universitário foi fechado temporariamente na quarta-feira (6).
As investigações apontaram que a empresa responsável pela alimentação, a MS Gestão e Alimentação, utilizava uma cozinha industrial externa ao campus para preparar as refeições. No entanto, o local não possuía alvará sanitário e apresentava condições inadequadas de higiene, armazenamento e transporte de alimentos, além de utensílios desgastados.
A estrutura era responsável pela produção de cerca de 500 refeições diárias destinadas à comunidade acadêmica do Instituto Multidisciplinar em Saúde – Campus Anísio Teixeira.
Em nota, a direção do instituto informou que tomou conhecimento da situação após comunicações internas e reuniões com órgãos de vigilância sanitária e epidemiológica. Também foi enviado um alerta a unidades de saúde da região e uma lista com nomes de estudantes que consumiram as refeições no dia do ocorrido, para acompanhamento de possíveis casos.
Até o momento, a universidade afirma não ter registro de estudantes que tenham permanecido hospitalizados em decorrência da intoxicação. As investigações seguem em andamento para apurar responsabilidades e definir as medidas administrativas e sanitárias cabíveis.
Siga o CN1 no Google Notícias e tenha acesso aos destaques do dia.
Publicado em
Publicado em
Publicado em
Publicado em
Bahia
13/06/2026 12:30
Bahia
13/06/2026 11:50
Bahia
12/06/2026 12:20
Bahia
11/06/2026 18:30