Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Notícias

/

Bahia

/

Lauro de Freitas abre inscrições para Conferência de Saúde que vai discutir melhorias no SUS

Bahia

Lauro de Freitas abre inscrições para Conferência de Saúde que vai discutir melhorias no SUS

Evento acontece no dia 17 de junho e reunirá usuários do SUS, trabalhadores da saúde, gestores e sociedade civil para discutir demandas.

Por: Camaçari Notícias

Foto: Divulgação

A população de Lauro de Freitas já pode se inscrever para participar da 12ª Conferência Municipal de Saúde, marcada para o dia 17 de junho de 2026. O encontro será realizado a partir das 8h30, no auditório da Faculdade UNIME, localizada na Avenida Luiz Tarquínio Pontes, e terá como tema central “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar da Bahia”.

Promovida pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), com apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas e da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), a conferência é considerada um dos principais espaços de participação popular na formulação das políticas públicas de saúde do município. As inscrições já estão abertas e seguem disponíveis até o preenchimento total das vagas.

O evento reunirá representantes do poder público, profissionais da área da saúde, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), movimentos sociais, entidades civis organizadas, lideranças comunitárias e estudantes para debater desafios enfrentados pela rede pública de atendimento e construir propostas voltadas ao fortalecimento dos serviços oferecidos à população.

Durante a conferência, os participantes poderão apresentar sugestões, apontar dificuldades enfrentadas no acesso aos serviços de saúde e contribuir diretamente para a elaboração de propostas que possam ampliar a eficiência do SUS em Lauro de Freitas. Entre os temas previstos para discussão estão atenção básica, saúde mental, acesso a exames e medicamentos, valorização dos profissionais da saúde, infraestrutura das unidades de atendimento, inclusão social e ações voltadas à promoção da qualidade de vida.

As discussões serão conduzidas a partir de diretrizes nacionais, adaptadas às necessidades e desafios específicos da realidade local. O objetivo é construir estratégias que atendam às demandas da população e fortaleçam a rede municipal de saúde de forma mais humanizada, acessível e eficiente.

Além do debate sobre políticas públicas, a conferência também reforça o papel do controle social na gestão do SUS, estimulando a participação cidadã nas decisões relacionadas à saúde pública. A iniciativa reafirma princípios fundamentais do sistema, como universalidade, equidade e integralidade no atendimento.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, de acordo com o perfil do participante. Usuários do SUS residentes no município, sem vínculo empregatício na área da saúde, devem realizar cadastro em um link específico. Trabalhadores da saúde em exercício profissional no município, sem cargo de gestão, também possuem formulário próprio de inscrição.

Já gestores do SUS e representantes de instituições prestadoras de serviços de saúde, públicas ou contratadas, precisam efetuar cadastro em uma plataforma direcionada ao segmento. Representantes institucionais, autoridades, conselheiros, estudantes, lideranças comunitárias e demais interessados no fortalecimento das políticas públicas de saúde também contam com canal específico para garantir participação no encontro.

Siga o CN1 no Google Notícias e tenha acesso aos destaques do dia.

Relacionados