Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Notícias

/

Bahia

/

Jerônimo Rodrigues sanciona lei que cria abono extraordinário para profissionais da educação da Bahia

Bahia

Jerônimo Rodrigues sanciona lei que cria abono extraordinário para profissionais da educação da Bahia

Benefício excepcional será pago no dia 9 de junho com recursos dos precatórios do Fundef e contempla profissionais ativos, contratados, comissionados e aposentados da rede estadual.

Por: Camaçari Notícias

Foto: Joá Souza/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues sancionou a lei que institui um abono extraordinário para profissionais do magistério da educação básica da rede estadual da Bahia. O pagamento, em caráter excepcional e válido apenas para 2026, será realizado no próximo dia 9 de junho e deve alcançar mais de 80 mil servidores da educação.

Segundo o Governo da Bahia, os recursos utilizados serão provenientes dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), montante devido pela União ao estado.

Terão direito ao benefício os profissionais que integravam a folha de pagamento de abril deste ano. A medida contempla servidores efetivos, ocupantes de cargos comissionados, contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e aposentados vinculados à categoria.

O valor do abono será calculado proporcionalmente à carga horária de cada servidor. A estimativa do governo aponta que profissionais com jornada semanal de 20 horas devem receber, em média, R$ 721,18. Já aqueles que atuam em regime de 40 horas poderão receber aproximadamente R$ 1.442,37.

Ainda conforme o Executivo estadual, 20% dos recursos dos precatórios do Fundef serão destinados ao pagamento do benefício, que possui natureza indenizatória.

Além do abono extraordinário, o governo confirmou para o mesmo dia, 9 de junho, o pagamento do abono regular dos precatórios do Fundef. Esse benefício é voltado a professores, coordenadores pedagógicos, diretores e secretários escolares que atuaram na rede pública estadual entre janeiro de 1998 e dezembro de 2006, incluindo profissionais ativos e aposentados.

Outras medidas sancionadas

Além da criação do abono para a educação, Jerônimo Rodrigues também sancionou outros projetos voltados ao funcionalismo público estadual.

Uma das medidas amplia a Gratificação pelo Exercício em Unidade do Sistema Prisional (GEUSP) para professores e demais profissionais da educação que atuam nas Comunidades de Atendimento Socioeducativo (Case), ligadas à Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac). A mudança passa a beneficiar educadores que exercem atividades em ambientes de internação de adolescentes.

Outra proposta autoriza a conversão em dinheiro de períodos de licença-prêmio não usufruídos por servidores das carreiras civis do Poder Executivo estadual. A indenização poderá ocorrer quando o afastamento não for possível por interesse da administração pública, desde que haja disponibilidade orçamentária e sejam respeitados os limites previstos por cada órgão.

Também foi criada a Gratificação de Atividade de Campo (GAC), destinada a servidores da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) que desempenham atividades externas ligadas à fiscalização e à regulação ambiental.

Siga o CN1 no Google Notícias e tenha acesso aos destaques do dia.

Relacionados