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Serviços ofertados pelo SAC Digital deve inovar com atendimentos pelo WhatsApp

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Serviços ofertados pelo SAC Digital deve inovar com atendimentos pelo WhatsApp

A plataforma SAC Digital já conta com 4,3 milhões de cidadãos cadastrados.

Por Camaçari Notícias

Já pensou em agendar um atendimento nos postos SAC, pelo WhatsApp ou conversando com uma assistente virtual, como a Alexa ou Google Assistente? Ou ainda ter acesso a espaços reservados sendo identificado por um sistema de reconhecimento facial? Inovações como estas estão entre as novidades que o governo baiano planeja explorar em 2022 com o objetivo de aprimorar a experiência do cidadão com a plataforma  de serviços públicos SAC Digital

Considerada referência nacional por sua arquitetura de serviços, a plataforma SAC Digital já conta com 4,3 milhões de cidadãos cadastrados, que utilizam aplicativo ou site para acesso a 482 serviços públicos,  disponíveis por agendamento on-line ou de forma inteiramente remota . No ano passado, a  plataforma rendeu à Bahia o segundo lugar no Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais, um ranking nacional divulgado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC). Agora, o desafio é ampliar e aprimorar a oferta de serviços à disposição da população, aproveitando ao máximo os recursos que as novas tecnologias têm a oferecer aos cidadãos.

"Nossos principais focos para 2022 são avançar na digitização, com a ampliação do números de serviços inteiramente remotos, promover  engajamento e ter uma estrutura de governança que permita ao SAC Digital crescer de forma estruturada e calcada em valores e resultados", resume o coordenador de Transformação Digital da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), Igor Takenami.

Do ponto de vista do avanço da digitização, uma das estratégias previstas é a integração do SAC Digital com o SEI Bahia, o sistema adotado pelo Estado para tramitação eletrônica de processos e documentos administrativos. "Nossa intenção é aproveitar a abrangência do SEI Bahia, que já é adotado por todo o Estado, para oferecer mais serviços ao cidadão com a experiência do SAC Digital", diz Takenami.

Em paralelo, a equipe do SAC Digital planeja investir já em 2022 na oferta de novos canais de interação com o cidadão - como o WhatsApp - além de incentivar o desenvolvimento de soluções inovadoras e novos canais digitais para a plataforma, por meio, entre outras coisas, de parcerias com  universidades e startups. É nesse contexto, conta Takenami, que está sendo planejada a integração do SAC Digital a assistentes virtuais como a Alexa, da Amazon, e o Google Assistente. Outra inovação em estudo é a emissão de QRCode pela plataforma, com informações de registro facial, para permitir a entrada automática do cidadão em espaços reservados ou controlados. “Esta tecnologia traz várias possibilidades,  com ganhos principalmente em comodidade para o cidadão, de uma forma disruptiva”,  explica o coordenador. Para completar,  também para 2022, está prevista uma integração do SAC Digital ao Portal Gov.Br, de modo a oferecer aos usuários a alternativa de acessar o ambiente da  plataforma baiana por meio do mesmo login utilizado no site do governo federal.

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