Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Notícias

/

Bahia

/

Pedágio nas BRs 324 e 116 poderá subir até 6 vezes com nova concessão, alerta ANUTC

Bahia

Pedágio nas BRs 324 e 116 poderá subir até 6 vezes com nova concessão, alerta ANUTC

Valor para caminhões pesados pode saltar de R$ 185 para R$ 700; ANTT confirma duplicação de praças e obras emergenciais nos dois primeiros anos

Por: Camaçari Notícias

Foto: Reprodução

O valor do pedágio para caminhões nas BRs 324 e 116, após a concessão do trecho batizado de Rota 2 de Julho, pode subir de quatro a seis vezes em relação às tarifas atuais. O alerta foi feito pelo presidente da Associação Nacional de Usuários de Transporte de Cargas (ANUTC), André Siqueira Aguiar, durante a quarta e última sessão da audiência pública promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), realizada na terça-feira (20), em Brasília.

Aguiar, que participou remotamente, chamou atenção para o impacto que o novo modelo tarifário terá sobre o setor de transporte de cargas. “Um caminhão pesado de cinco eixos que hoje paga R$ 185 para cruzar toda a rodovia passará a pagar R$ 580 no segundo ano de concessão. No sétimo e oitavo anos, esse valor chegará a R$ 700”, afirmou. Para mitigar os efeitos, ele defendeu a implementação de faixas de transição.

Durante a audiência, a ANTT confirmou que haverá duplicação no número de praças de pedágio e a construção de uma terceira faixa ao longo de toda a extensão da BR-324, nos dois sentidos.

A agência informou ainda que, nos dois primeiros anos de concessão, não estão previstos novos investimentos estruturais, apenas ações emergenciais para recuperação do pavimento, sinalização e segurança viária. As obras de requalificação completa da via deverão ocorrer ao longo dos seis anos seguintes.

O superintendente de Concessão da Infraestrutura da ANTT, Marcelo Fonseca, destacou que foram recebidas contribuições relevantes sobre o cronograma de obras, os investimentos e a padronização das tarifas. Segundo ele, o novo contrato seguirá diretrizes socioambientais estabelecidas pela International Finance Corporation (IFC) e conterá cláusulas de penalidade para casos de descumprimento.

Contribuições por escrito ainda podem ser enviadas por meio do site do Sistema ParticipANTT até o dia 29 de maio.

Siga o CN1 no Google Notícias e tenha acesso aos destaques do dia.

Relacionados